O que começou em uma conversa entre amigos na cantina do Centro Universitário Santo Agostinho, em 2018, transformou-se em um empreendimento pioneiro no estado. Os egressos do curso de Educação Física do UNIFSA Jefferson Silva, Roberto Ramon e Reinaldo Brito inauguraram, em 2024, na Zona Leste de Teresina, o Centro de Treinamento FAC, considerado o primeiro centro de treinamento do Piauí com abordagem baseada em complexidade.

A proposta do espaço une desenvolvimento físico, reabilitação e análise de movimento em um mesmo ambiente, oferecendo um atendimento diferenciado para pessoas que buscam melhorar a saúde, recuperar funções físicas ou potencializar a performance esportiva.
A FAC surgiu inicialmente como um projeto voltado ao esporte de alto rendimento, mas evoluiu ao longo dos anos para atender diferentes demandas relacionadas ao movimento humano.

“Inicialmente, a FAC, Clube de Atletas Fortes, se iniciou como um projeto voltado para o alto rendimento e depois se ramificou para o desenvolvimento de habilidades e principalmente no nicho da reabilitação. São casos em que a gente precisa ter um aprofundamento teórico para que a gente consiga tanto trabalhar com esse público mais nichado e também desenvolver pessoas, novos profissionais para trabalharem dentro dessa área”, explica Roberto Ramon.
A metodologia adotada pela empresa considera a complexidade do corpo humano e das suas interações, permitindo uma análise mais ampla das necessidades de cada indivíduo. O resultado é um trabalho que integra diferentes áreas do conhecimento para promover ganhos mais efetivos em saúde, funcionalidade e desempenho.

“A FAC é o primeiro centro de treinamento com abordagem baseada em complexidade no Piauí. A nossa maior conquista é a entrega de resultados. Resultados na área de reabilitação, resultados na área de performance e também no melhor desempenho do dia a dia das pessoas”, destaca Reinaldo Brito.
Outro diferencial do centro é a atuação transdisciplinar. Além dos profissionais de Educação Física, a equipe conta com fisioterapeutas, nutricionistas e outros especialistas que trabalham de forma integrada, proporcionando um acompanhamento completo aos clientes.
Para os três sócios, a construção desse projeto está diretamente ligada à formação recebida no UNIFSA. Durante a graduação, eles tiveram acesso a conhecimentos teóricos, técnicos e práticos que contribuíram para o desenvolvimento das competências necessárias para empreender e atuar em diferentes áreas da Educação Física.
A trajetória de Jefferson Silva, Roberto Ramon e Reinaldo Brito reforça o compromisso do UNIFSA com a formação de profissionais capazes de transformar conhecimento em soluções para a sociedade. Mais do que a concretização de um sonho iniciado nos corredores da instituição, a inauguração da FAC representa um exemplo de inovação, empreendedorismo e dedicação à promoção da saúde e da qualidade de vida.
