O curso de Fisioterapia do Centro Universitário Santo Agostinho realiza mais uma edição do Projeto de Extensão “Pilates da Gente”. A ação acontece no período de 27 de outubro a 15 de Dezembro de 2021, e tem como público alvo os professores, colaboradores e alunos do UNIFSA.
As atividades serão desenvolvidas por 30 estudantes do Curso de Fisioterapia do UNIFSA, a partir do 3°semestre, que receberão certificação de 20h. Para participar os alunos devem preencher formulário online de inscrição e serão convocados para entrevista após an´´alise do histórico acadêmico . O resultado do processo seletivo será no dia 21 de outubro de 2021 no site institucional do UNIFSA. Uma entrevista final será realizada dia 20 de outubro, às 8h, no NUAPE, seguindo a ordem de chegada dos candidatos. O resultado final será divulgado dia 22 de outubro.
Organizado por meio do programa UNIFSA de Responsabilidade Social, a nova edição do projeto “Pilates da Gente” tem o objetivo de promover a conscientização das alterações ocasionadas pelo sedentarismo.
“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% das pessoas têm ou terão dor nas costas ao longo da vida. As alterações posturais, no período universitário, podem ocorrer devido à carga que o estudante carrega como, por exemplo, os livros, pelo sedentarismo ou até mesmo por herança genética e desencadeiam lesões e dores nas costas futuramente. O mesmo acontece no ambiente corporativo, onde a sobrecarga de trabalho, muitas vezes na mesma postura, associada ao sedentarismo podem contribuir para dores e alterações posturais do profissional.”
Prof. Danyel Pinheiro Castelo Branco, responsável pelo projeto
O Pilates se caracteriza por ser um método seguro e de baixo impacto, para ganho de flexibilidade, fortalecimento muscular, reeducação respiratória, ganho de equilíbrio e coordenação motora. Com isso, o “Pilates da Gente” tem o intuito de levar prática para alunos do curso de fisioterapia a partir do terceiro período, e auxiliar no bem-estar de quem constitui o UNIFSA, resultando no aprendizado de ambos os envolvidos.
“Pretendemos, com aplicação do método Pilates em grupo e em ambiente aberto e arborizado, promover relaxamento, diminuição de algias, alívio do stress, prevenir quedas, prevenir depressões e melhorar o bem estar físico e mental da população atendida pelo projeto. “
Prof. Danyel Pinheiro Castelo Branco, responsável pelo projeto