No dia 28 de maio, às 18h, por meio da Plataforma Blackboard, o Centro Universitário Santo Agostinho realizou a webconferência “Pós Criolipólise no tratamento da gordura localizada: Método Redux Avançado”. A professora do curso de Estética e Cosmética do UNIFSA, Me. Débora Mendonça, recebeu a fisioterapeuta especialista em dermatofuncional e desenvolvedora do método Redux Avançado, Roseane Débora, para apresentar todo o processo científico realizado para chegar no método utilizado. De início, a fisioterapeuta Roseana explicou um pouco sobre a lipodistrofia localizada, que é o acúmulo de tecido gorduroso em excesso em determinadas partes do corpo e também sobre o procedimento da criolipólise, que é o resfriamento do tecido adiposo subcutâneo que causa paniculite fria e a morte adipocitária por apoptose. Ou seja, serve para diminuir a lipodistrofia localizada.
A fisioterapeuta falou como surgiu o Método Redux Avançado (MRA), no que consiste, qual o diferencial e os resultados e complementou que todos os passos foram pensados tendo como base a pesquisa científica e, para tanto, foi elaborada uma metodologia específica para análise. As voluntárias foram divididas em dois grupos, as que passaram por um tratamento de drenagem linfática manual após a criolipólise e as que receberam aplicações de pos crio com eletroterapias e terapias manuais, após a criolipólise. Os resultados foram comparados por meio de análise de imagens ultrassonográficas e entrevistas com as participantes. Com parâmetros rigorosamente iguais, os resultados apontaram que o método MRA promoveu redução maior de gordura quando comparado ao grupo que realizou exclusivamente a aplicação da drenagem linfática manual.
Durante toda a apresentação do método, a professora Débora Mendonça levantou questões e complementações que foram prontamente respondidas pela palestrante. Os estudantes também participaram com dúvidas sobre a aplicação e desenvolvimento do método da fisioterapeuta Roseane Débora.