Coordenador do curso de Direito UNIFSA participa de Congresso Internacional

20 out


O coordenador do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, Prof. Me. Fabrício de Farias Carvalho, apresentou um trabalho no VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra, em Portugal. O evento, que ocorreu nos dias 12, 13 e 14 de outubro, de forma on-line.

Na ocasião, Fabrício Carvalho apresentou o resumo intitulado “A Efetividade Das Medidas Reparatórias Judiciais No Brasil Como Exigência Do Terceiro Princípio De Chicago: Um Estudo De Caso”, exibindo as conclusões de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do programa de doutorado que o professor está fazendo, no Rio de Janeiro.

Prof. Me. Fabricio de Farias Carvalho

As pesquisas a nível de doutorado, como a apresentada no evento, permitem ao acadêmico a entrada em outros campos não tão comuns nos cursos jurídicos de graduação, por exemplo. A apresentação também serviu pra mostrar que no Piauí, mais especificamente no UNIFSA, temos pesquisadores com trabalhos reconhecidos internacionalmente também no campo jurídico.

Prof. Me. Fabricio de Farias Carvalho

A pesquisa buscou investigar o desempenho do Brasil em questões relacionadas à reparação civil de vítimas do regime militar, fazendo a análise de alguns casos emblemáticos, como do jornalista Vladimir Herzog, torturado e assassinado em 1975.


Vladimir Herzog

Conhecido como Vlado, Vladimir Herzog tornou-se símbolo de luta pela democracia após ser assassinado em 24 de outubro de 1975, durante a Ditadura Militar Brasileira, por ter ligação com o Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1978, a Justiça Brasileira condenou a União pela prisão ilegal, tortura e morte do jornalista. Em 1996, a Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos reconheceu oficialmente que ele foi assassinado. Seu atestado de óbito, porém, só foi retificado mais de 15 anos depois, em 2013. No ano passado, completou-se 45 anos de sua morte.


O Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra tem o objetivo de fomentar, conforme sua proposição temática, a construção de ideias e o desenvolvimento de teorias científicas a partir de uma perspectiva multidisciplinar e crítica das ciências sociais e jurídicas.

VI Congresso Internacional de Direitos Humanos de Coimbra
Tags: ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui