O Conselho Federal de Farmácia (CFF) é oficialmente parceiro do I Congresso Internacional Ciência e Sociedade (CICS), que acontecerá de 04 a 07 de outubro, e busca aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas.
O Conselho Federal de Farmácia é destinado a zelar pelos princípios da ética e da disciplina da classe dos que exercem qualquer atividade farmacêutica no Brasil. Seu objetivo é promover a Assistência Farmacêutica em benefício da sociedade, e em consonância com os direitos do cidadão. Dentre suas várias funções, as principais atribuições são:
- Expedir resoluções, definindo ou modificando atribuições ou competência dos profissionais de Farmácia
- Propor as modificações que se tornarem necessárias à regulamentação do exercício profissional
- Ampliar o limite de competência do exercício profissional
- Colaborar na disciplina das matérias de ciência e técnica farmacêutica, ou que de qualquer forma digam respeito à atividade profissional
- Organizar o Código de Deontologia Farmacêutica
- Deliberar sobre questões oriundas do exercício de atividades afins às do farmacêutico
- Zelar pela saúde pública, promovendo a assistência farmacêutica
Sob a presidência do farmacêutico Walter Jorge João, o CFF também oferece vários conteúdos para os profissionais de saúde e estabelecimentos farmacêuticos, como a Revista Infarma e a Revista Pharmacia Brasileira, que englobam o mundo acadêmico e profissional da Farmácia.
Diante disso, o Conselho Federal de Farmácia participará do I CICS de forma direta, por meio da Conselheira Profa. Dra. Náila Neves de Jesus e de outros integrantes que participarão de palestras e mesas de conversa, além dos Grupos Temáticos (GTs).
A parceria entre o I CICS e o o CFF foi viabilizada pelo auxílio técnico do conselheiro Dr. Ítalo Sávio Mendes Rodrigues.
Os GTs são espaços de interlocução, destinados a reunir pesquisadores com interesses acadêmicos em comum. Nesses espaços, pesquisadores de diferentes campos do conhecimento debaterão pesquisas em uma perspectiva multidisciplinar, o que irá contribuir para fomentar novos estudos e para a ampliação de networking acadêmico.