Conheça a Pós-Graduação de Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família

25 jan


As aulas da Pós-Graduação de Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família estão com início previsto para Março de 2022, e essa matéria é para apresentar a você os benefícios e as curiosidades dessa especialização, oferecida pelo Centro Universitário Santo Agostinho.

A Pós em Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família é direcionada, principalmente, para a formação de profissionais que têm como foco de atuação a Integralidade e o Desenvolvimento Social, e que buscam transformar as práticas profissionais e comunitárias de saúde e contribuir na formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde.

Dentre muitos, alguns dos objetivos dessa especialização são:

  • Instrumentalizar o profissional para desenvolver ações educativas em saúde, desenvolvendo métodos didáticos que favoreçam a relação da teoria e da prática vivenciada, com vistas a resolver problemas e modificar as situações que envolva o processo saúde-doença.
  • Capacitar profissionais capazes de planejar, organizar, supervisionar e avaliar suas ações em saúde da família.
  • Compreender o processo de trabalho em saúde e o trabalho em equipe no âmbito da atenção primária à saúde.
  • Estabelecer o diagnóstico situacional de saúde da realidade local e elaborar o planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.

Segundo a coordenadora Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães, a Pós-Graduação de Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família é um curso estruturado fazendo a ligação teoria e prática, buscando capacitar os discentes para desenvolver um trabalho focado na atenção primária à saúde. Ao término do curso, o pós-graduado será capaz de formular, implementar e controlar estratégias de prevenção de doenças, promoção da saúde, tratamento, manutenção e reabilitação da saúde, de forma humanizada, aos usuários do Sistema de Saúde.

O curso oferece um enfoque interdisciplinar no âmbito da Saúde Pública, trabalhando teoria e prática em seu conteúdo. Ainda, valoriza as competências individuais para o trabalho. O mercado de trabalho hoje necessita de profissionais com competências e habilidades na área da Saúde Pública, e muitos concursos públicos de diversas áreas profissionais já exigem a especialidade para a concorrência ao cargo.

Prof. Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães, coordenadora da Pós-Graduação de Saúde Pública com Ênfase na Saúde da Família

Tatiana reforça então as finalidades do curso, que são: Capacitar os profissionais para atuarem de maneira interdisciplinar e participativa em ações e serviços de saúde; e, propiciar perspectivas diferentes e críticas, voltadas para as necessidades e soluções das populações assistidas nos serviços de saúde pública.


Tatiana Maria Melo Guimarães é Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, tem especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFPI, em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ e em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) (2008). Além disso, Tatiana é Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, e foi coordenadora Adjunta da Especialização em Enfermagem Obstétrica em convênio com a SESAPI/UFPI/ABENFO-PI (2009-2012). Atualmente, Tatiana Melo é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho e Conselheira Federal do Conselho Federal de Enfermagem (2021-2024) .


As aulas deste curso de Pós-Graduação, que iniciam em março, serão ministradas mensalmente. Confira:

Sexta-feira de 18h às 22h;
Sábado de 08h às 12h e 14h às 18h;
Domingo de 08h às 12h e 14h às 18h;

Tags: , , , , ,
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui