As aulas da Pós-Graduação de Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família estão com início previsto para Março de 2022, e essa matéria é para apresentar a você os benefícios e as curiosidades dessa especialização, oferecida pelo Centro Universitário Santo Agostinho.
A Pós em Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família é direcionada, principalmente, para a formação de profissionais que têm como foco de atuação a Integralidade e o Desenvolvimento Social, e que buscam transformar as práticas profissionais e comunitárias de saúde e contribuir na formação de recursos humanos para o Sistema Único de Saúde.
Dentre muitos, alguns dos objetivos dessa especialização são:
- Instrumentalizar o profissional para desenvolver ações educativas em saúde, desenvolvendo métodos didáticos que favoreçam a relação da teoria e da prática vivenciada, com vistas a resolver problemas e modificar as situações que envolva o processo saúde-doença.
- Capacitar profissionais capazes de planejar, organizar, supervisionar e avaliar suas ações em saúde da família.
- Compreender o processo de trabalho em saúde e o trabalho em equipe no âmbito da atenção primária à saúde.
- Estabelecer o diagnóstico situacional de saúde da realidade local e elaborar o planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.
Segundo a coordenadora Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães, a Pós-Graduação de Saúde Pública com ênfase na Saúde da Família é um curso estruturado fazendo a ligação teoria e prática, buscando capacitar os discentes para desenvolver um trabalho focado na atenção primária à saúde. Ao término do curso, o pós-graduado será capaz de formular, implementar e controlar estratégias de prevenção de doenças, promoção da saúde, tratamento, manutenção e reabilitação da saúde, de forma humanizada, aos usuários do Sistema de Saúde.
O curso oferece um enfoque interdisciplinar no âmbito da Saúde Pública, trabalhando teoria e prática em seu conteúdo. Ainda, valoriza as competências individuais para o trabalho. O mercado de trabalho hoje necessita de profissionais com competências e habilidades na área da Saúde Pública, e muitos concursos públicos de diversas áreas profissionais já exigem a especialidade para a concorrência ao cargo.
Prof. Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães, coordenadora da Pós-Graduação de Saúde Pública com Ênfase na Saúde da Família
Tatiana reforça então as finalidades do curso, que são: Capacitar os profissionais para atuarem de maneira interdisciplinar e participativa em ações e serviços de saúde; e, propiciar perspectivas diferentes e críticas, voltadas para as necessidades e soluções das populações assistidas nos serviços de saúde pública.
Tatiana Maria Melo Guimarães é Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, tem especialização em Enfermagem Obstétrica pela UFPI, em Educação Profissional na Área de Saúde: Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ e em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) (2008). Além disso, Tatiana é Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, e foi coordenadora Adjunta da Especialização em Enfermagem Obstétrica em convênio com a SESAPI/UFPI/ABENFO-PI (2009-2012). Atualmente, Tatiana Melo é membro do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho e Conselheira Federal do Conselho Federal de Enfermagem (2021-2024) .
As aulas deste curso de Pós-Graduação, que iniciam em março, serão ministradas mensalmente. Confira:
Sexta-feira de 18h às 22h;
Sábado de 08h às 12h e 14h às 18h;
Domingo de 08h às 12h e 14h às 18h;