O terceiro dia do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, promovido pelo Centro Universitário Santo Agostinho, foi marcado por uma vasta programação durante todo o dia desta quarta-feira(6), iniciando pela manhã com mesa virtual e minicursos de temáticas diversas.
A abertura desta manhã contou com convidadas intencionais para compor a mesa virtual “Humanização No Atendimento Em Tempos De Pandemia”, entre elas a Profa. Ma. Lina Karina Bernal Ordóñez, da Fundación Universitaria del Área Andina y da Corporación Universitaria Alexander Von, em Humboldt, Colômbia, e a Profa. A Dra. Silvia Caldeira, da Universidade Católica Portuguesa, em Portugal. A mediação ficou com a Profa. Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães, do UNIFSA.
A convidada, Profa. Dra. Silvia Caldeira, destacou durante a sua participação, a importância de tratar pessoas com mais humanidade, sobretudo em tempos de pandemia.
“Precisamos de uma humanização nos modos de tratamentos, principalmente em tempos de pandemia. Não só na enfermagem, mas em todas áreas. Precisamos ser solidários, essencialmente como profissionais de saúde, é preciso sermos humanos! ”
Profa. Dra. Silvia Caldeira
A mediadora, Profa. Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães, complementou as falas da convidada através de uma reflexão sobre a humanização na assistência de pacientes em um contexto pós pandemia, e a importância de trabalhar a sensibilidade nos profissionais de saúde.
“Estamos entrando em um pós pandemia, todos nós estamos fragilizados pelas perdas humanas, além disso, também carregamos traumas causados pela pandemia”
Profa. Ma. Tatiana Maria Melo Guimarães
Completando a mesa, a Profa. Ma. Lina Karina Bernal Ordóñez, apontou como os pacientes são tratados nos dias atuais e criticou a atuação dos profissionais que não utilizam práticas humanizadas em seus atendimentos.
“É perceptível que faltam práticas humanizadas, os pacientes são tratados como objetos e não como humanos. Os profissionais de saúde estão cada vez mais mecanizados, sem nenhuma humanização no tratamento”.
Profa. Ma. Lina Karina Bernal Ordóñez
Ainda durante a manhã, ocorreram três minicursos, das 9h ás 12h, que contou com participações de professores renomados das áreas de saúde:
“Estratégias No Planejamento Farmacológico E Biotecnologia: Aplicações Em Doenças Infecciosas Com Ênfase Na Covid-19”, dos ministrantes: Prof. Dr. Manoel Pinheiro Lucio Neto, e Prof. Me. Adolfo Marcito Campos de Oliveira; “Devolvendo A Estética Do Sorriso: Impacto Sobre A Autoestima e Inserção Social Do Indivíduo”, dos ministrantes: Prof. Dr. Gregório Antônio Soares Martins e Prof. Dr. Patrick Veras Quelemes e “Revisão Sistemática De Ensaios Clínicos Randomizados”, dos ministrantes: Prof. Dr. Nelson Jorge Carvalho Batista, e Profa. Ma. Patrícia Lima Ventura.
Pela tarde, às 14h00, ocorreu a conferência “Gestão da Sustentabilidade nos Sistemas Produtivos: uma Abordagem Sobre a Dimensão Econômica”. O encontro, moderado pela Profa. Ma. Eldelita Águida Porfírio Franco, do UNIFSA, teve como convidado o Prof. Dr. Vagner Cavenaghi, da Universidade Estadual Paulista (UNESP).
Vagner Cavenaghi, que possui experiência na área de Gestão, com ênfase em Gestão da Produção e Gestão Financeira, conversou sobre várias pautas relacionadas ao meio ambiente, como o desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030, da ONU, e a importância dos recursos financeiros para ações sustentáveis mundiais.
“Tanto pra cuidar do meio ambiente, como pra desenvolver pessoas num determinado conceito, seja qual for, eu preciso de recurso financeiro. E este recurso tem que sair de alguma origem, né? É como a famosa frase ‘não tem almoço de graça’. O recurso financeiro tem que existir, seja ele de ordem pública, e como o ente público absorve o recurso financeiro que ele precisa? Dos impostos. E se for de ordem privada, que não seja por meio de impostos, quem tem um recurso vai investir mediante uma certa garantia de retorno”.
Vagner Cavenaghi sobre aplicação de recursos financeiros
Em seguida, das 15h00 às 18h00, três minicursos de diferentes temas foram ministrados por docentes do UNIFSA.
O minicurso sobre “Processo Judicial Eletrônico” foi oferecido pelos professores mestres Fabrício de Farias Carvalho e Gustavo Luís Mendes Tupinambá Rodrigues; Já o minicurso sobre “Atuação Profissional De Nutricionistas E Profissionais De Educação Física Em Face Da Pandemia Da Covid-19“, foi lecionado pelos professores doutores Odara Maria de Sousa Sá e Antônio Carlos Leal Cortez; “Pessoas Com Dificuldades Decorrentes Do Uso De Álcool, Crack E Outras Drogas E A Articulação De Novas Tecnologias No Cuidado Em Saúde” foi o tema do terceiro minicurso, palestrado pelo Prof. Dr. Emanoel José Batista de Lima e pela Profa. Ma. Samila Marques Leão.
Finalizando o penúltimo dia de CBCS 2021, outros três minicursos foram oferecidos aos participantes no horário 19h00 às 22h00, ministrados por professores mestres da equipe UNIFSA.
“Desdobramento Dos Objetivos Do Desenvolvimento Sustentável (Ods) Com Práticas Tecnológicas“, de Cícero Tadeu Tavares Duarte e Luis Henrique dos Santos Silva Sousa; “Aspectos Éticos E Aplicações De Ferramentas Tecnológicas Em Pesquisa Com Seres Humanos“, dos professores Rhubens Ewald Moura Ribeiro e Keila Cristiane Batista Bezerra; E “Gestão Energética Em Habitações Populares: Uma Análise Do Consumo Energético Necessário Para As Fases De Fabricação De Insumos, Execução Da Obra E Utilização Da Edificação“, de Jaciara Carvalho de Sousa Oliveira e Danilo Teixeira Mascarenhas de Andrade