O segundo dia de X Jornada de Fisioterapia aconteceu neste 05 de novembro, e teve uma programação diversificada, com palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos. O evento ocorreu no Auditório Clóvis Melo, Anexo II UNIFSA.
O sábado iniciou às 8h40, com a participação de José Francisco Miranda de Sousa Júnior em uma palestra sobre “Yoga como recurso terapêutico”. José é graduado em Fisioterapia pelo UNIFSA e pós graduado em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva. Além disso, é Fisioterapeuta do time J.P/A.C.L campeão do campeonato piauiense de voleibol adulto; Fisioterapeuta da Seleção Piauiense de Voleibol Sub19; Fisioterapeuta Membro da Federação Piauiense de Voleibol; E Coordenador técnico de fisioterapia da Clinica Vida em Forma.
A prática do Yoga está sendo muito difundida ultimamente por questões da pandemia, as pessoas ficavam mais tempo em casa e, às vezes, tinha muitos índices de estresse, que aumentou bastante. Então o yoga vem com essa proposta para acalmar a mente das pessoas. É também uma prática de atividade física do controle ansiedade, do controle dos gatilhos da depressão. E aqui também eu vou abordar como que a gente consegue alcançar essa meditação de uma forma mais branda, mais plena e integrar isso no nosso dia a dia.
José Francisco Miranda de Sousa Júnior
Em seguida, as residentes em fisioterapia, Cibelle de Sousa e Silva, Camila de Araújo Lima e Sarah Lays da Silva, comandaram uma Mesa Redonda sobre “Preparo e experiência sobre residência multiprofissional”. As palestrantes contaram suas experiências no programa, e deram dicas de como estudar e ser aprovado no ENARE, Exame Nacional de Residência.
É uma jornada desgastante. Não é fácil você se preparar pra uma residência. Existe um peso, quando você se forma, em ser destaque, em querer ser bom, em querer ser o melhor. Então a primeira coisa é não se comparar, porque as vagas são poucas (geralmente duas ou três vagas por programa) com muita gente boa concorrendo.
Cibelle de Sousa e Silva, residente em Terapia Intensiva do adulto
Ao fim da manhã, às 11h, foi dado início à apresentação dos temas livre orais, realizado por congressistas selecionados para apresentação de trabalhos científicos.
Dando sequência a X Jornada de Fisioterapia, no turno da tarde às 14h, ocorreu a palestra: A Relevância da Ginástica Laboral para os colaboradores, ministrada pela Mayara Nalva de Oliveira. Na ocasião, ela falou sobre os cuidados como a postura no ambiente de trabalho e como a fisioterapia pode ajudar a evitar danos futuros na coluna do trabalhador, que atua sentado.
Para encerrar o evento, às 15h, a profissional de fisioterapia, Josiane Felix de Moura Macedo, palestrou sobre Método Schroth ISST e colete 3D no tratamento efetivo para escoliose. Ela destacou como a escoliose pode promover até danos metais, por isso a importância de tratar a condução.
“ A escoliose acaba afetando a autoestima do cliente, por causa da deformidade da coluna. A maioria, principalmente, quando adulto, vai buscar melhorar a parte estética. Porque incomoda!”
Disse, Josiane Felix
Como culminância final da X Jornada de Fisioterapia, ao final da última palestra ocorreu premiação dos trabalhos e encerramento da Jornada.