Na noite da última sexta-feira, 4 de dezembro, a coordenação de pós-graduação do Centro Universitário Santo Agostinho realizou a aula inaugural do curso de Gestão Farmacêutica, com a participação de duas palestrantes do quadro de professores do curso. A aula, que aconteceu pela Plataforma Blackboard, teve início com a fala do professor Dr. Charllynton Luis Sena Costa, coordenador do curso de Farmácia do UNIFSA, que parabenizou toda a equipe pela organização da pós-graduação que, segundo ele, se propõe a oferecer uma qualificação muito importante para o mercado regional, trazendo mais oportunidade de produção de conhecimento e profissionalização na área.
Em seguida, a professora Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, coordenadora geral de pós-graduação, deu boas-vindas aos estudantes e passou uma mensagem de otimismo no futuro por meio das transformações positivas possibilitadas pelo conhecimento.
“Estamos vivendo um momento difícil, mas não podemos esquecer que estudar é essencial quando se busca destacar no mercado de trabalho, crescer profissionalmente, aumentar as chances de empregabilidade. Ninguém nunca se arrependeu de investir em estudo porque esse é o caminho para alcançar os maiores objetivos profissionais e também pessoais. Quem se qualifica investe em si. Pode até parecer que esse é o pior momento para estudar, mas continuar, mesmo nos tempos de crise, é uma escolha de nutrir esperanças e isso faz toda a diferença, principalmente quando se escolhe um centro de excelência, como o UNIFSA”, ressalta a professora Dra. Izabel Herika.
A professora Dra. Alessandra Camillo da Silveira Castello Branco, coordenadora da pós-graduação em Gestão Farmacêutica falou um pouco sobre o objetivo do curso, a grade disciplinar e reforçou a importância de oferecer medicamento de qualidade e no tempo certo, além de promover saúde, produto e serviço de qualidade e satisfação do paciente. Ela também chamou a primeira palestrante, a professora Dra. Marina Raijche M. Rover, da Universidade Federal de Santa Catarina, que falou um pouco sobre seus estudos e atuação na área no Hospital Universitário.
“Os farmacêuticos são agentes de mudanças, aptos a tomar decisões em prol da resolução de um problema de saúde, tanto no âmbito do indivíduo quanto da coletividade. E sem uma boa gestão e cuidado, não garantimos o acesso! O acesso se relaciona a necessidade de medicamentos e oferta dos mesmos, cumprindo o ciclo de assistência da gestão farmacêutica que vai desde a seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição até a dispensação e uso”, afirma a professora Dra. Marina Rover.
Por fim, a professora Dra. Hilris Rocha e Silva, da Universidade Federal do Piauí, tratou um pouco da sua disciplina na pós-graduação, que trata da Farmácia Clínica, que vem a ser a ciência da saúde cuja responsabilidade é assegurar, mediante a aplicação de conhecimentos e funções relacionadas ao cuidado dos pacientes que o uso de medicamentos seja seguro e apropriado. Necessita de educação especializada e treinamento estruturado, conforme oferece o curso de pós-graduação.
A pós-graduação encontra-se com inscrições abertas! Mais informações: 3215-8722