A XX Semana Científica (SEC) do Centro Universitário Santo Agostinho finaliza nesta sexta-feira (7) . Em seu último dia, o evento vai proporcionar aos participantes, palestras enriquecedoras sobre estética, empreendedorismo, pautas sociais entre outras temáticas de suma importância.
SEXTA-FEIRA | 7 DE OUTUBRO
O último dia de Semana Científica começou com a palestra “Empreendedorismo Farmacêutico: escolhas e oportunidades” , mediada pela Profa. Dra. Alessandra Camillo da Silveira Castello Branco – Coordenadora da Pós-graduação em Atenção e Gestão Farmacêutica (UNIFSA).
A Profa. Me. Maria dos Remédios Mendes de Brito, e proprietária da empresa Fórmula Animal, abriu a palestra do Momento Carreira, contando um pouco sobre a sua carreira, o profissional que o mercado de trabalho deseja e sobre o crescimento do setor de Farmácia em todo o Brasil.
Já a Profa. Dra. Angélica Gomes Coelho, proprietária da Adaya Biocosméticos, dividiu com os alunos a experiência e os desafios do mercado voltado para produtos free from (livres de).
“É um consumidor que exige que você aprenda as necessidades dele. Esses produtos, esses selos, são chamados free from, que são livres, livres de várias composições nocivas. E aí você quer que as pessoas consumam, mas não queremos que sejam enganadas”, destacou a palestrante sobre a importância da responsabilidade com o produto produzido e do conhecimento técnico para esclarecer, aos consumidores, sobre os componentes dos produtos.
Conferencistas:
Profa. Me. Débora de Fátima Mendonça Santos Cavalcanti, UNIFSA.
Mediadora:
Profa. Me. Luciane Marta Neiva de Oliveira – Coordenadora da Pós em Saúde, Estética e Cosmetologia (UNIFSA).
Durante a palestra sobre “Estética íntima: recursos e abordagens terapêuticas”, a Profa. Me. Débora de Fátima Mendonça Santos Cavalcanti, UNIFSA, dividiu com os alunos sua experiência e informações sobre os protocolos e recursos estéticos mais avançados da atualidade.
A terceira programação do dia foi comandada pela Profa. Dra. Ana Maria da Mata Almeida, UNIFSA, que ministrou o XVII Encontro de Iniciação à docência.
“Vocês estão aqui enquanto sujeito, enquanto um indivíduo que almeja, que sonha, que busca. Cada um está aqui porque tem um motivo só, cada um conhece o seu motivo particular. Sabe o seu objetivo de estar aqui. Então não é aquela história, eu vim só pra passar uma chuva. Eu vim para o UNIFSA pra construir a minha carreira de sucesso depois de me formar. Então cada um tem o seu sonho internacionalizado. Então é o desejo de mudar, quando nós entramos nesse mundo acadêmico, na graduação e posteriormente na pós-graduação, nós vamos vivenciando e aperfeiçoando âmbito”, comentou a palestrante sobre o início na carreira acadêmica.
Encerrando a programação da manhã, as conferencistas Profa. Me. Leyllane Dharc Dias (UFPI) e Profa. Dra. Indira Bezerra (UESPI), mediadas pelo Prof. Me. Rhubens Ewald Moura Ribeiro – Coordenador do MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança (UNIFSA), ministraram a palestra “Carreira com significado e impacto social no mundo dos negócios: reflexões e contribuições”.
“Vou levar o tema de impacto social para onde eu for. Infelizmente, aqui no Piauí, nós temos pouquíssimas empresas que tem uma finalidade social mais contundente. E a gente vai falar sobre isso. Então, a minha missão é fazer com que nós jovens possamos de alguma forma ter um olhar mais social para as demandas da sociedade. Certo? E aí eu inicio aqui minhas palavras fazendo o seguinte questionamento, vocês já pararam pra pensar na carreira de vocês? Vocês já imaginaram vocês desejam estar daqui a dez, vinte anos, vocês já pararam pra pensar nisso? É uma decisão muito importante na nossa vida, por quê? Porque o trabalho ele dignifica a gente. Ele promove sonhos, e mais do que isso, o trabalho faz com que a gente possa promover e ajudar as pessoas”, comentou a Profa. Dra. Indira Bezerra (UESPI) durante o momento.
TARDE
Abrindo a programação da tarde, às 14h30, dando continuidade ao Momento Carreita, a coordenadora da Pós-graduação em Moda, Varejo e Comportamento do Consumidor (UNIFSA), Profa. Dra. Aliana Aires mediou a conversa “Varejo de moda em teresina: desafios e oportunidades do mercado” com a convidada Profa. Me. Gizela Falcão – Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Completando mais uma etapa do Momento Carreira, o gerente de obras e manutenção da Equatorial Energia do Maranhão, Prof. Esp. Lúcio Daniel Soares dos Santos, palestrou sobre “Carreira do Engenheiro em Concessionária de Energia Elétrica”. A mediação ficou por conta do coordenador da Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho UNIFSA, Prof. Esp. Rodrigo Pereira de Oliveira.
Lúcio Santos possui tecnólogo em rede de telecomunicações, bacharelado em Engenharia Elétrica, Pós-graduação em Gestão de Negócios com Foco em Competências Comportamentais, MBA em Projeto, Execução e Controle em Energia Elétrica e MBA em Gestão da Manutenção. No mercado, possui nove anos de experiência com Distribuição.
“Educação Socioemocional e Autorregulação da Aprendizagem” foi o tema do momento carreira às 16h no Auditório Manoel Cipriano Lira (Sede UNIFSA). A conferência foi ministrada pelas profas. Me. Izabelly Maria Costa Abreu, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), e Me. Emanuelly Araújo, do Instituto Dom Barreto e Espaço Le Vitae. Os mediadores foram
Profa. Dra. Patrícia Melo do Monte, coordenadora da Pós-graduação em Psicologia Escolar (UNIFSA), e Prof. Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Leal, coordenador da Pós-graduação em Psicologia Escolar, UNIFSA.
A última etapa do momento Papo Cabeça trouxe um tema muito importante a ser debatido na sociedade. A autora Letícia Carolina Nascimento contou sobre sua trajetória de vida como e mulher e professora trans, e trouxe sua obra Transfeminismo, criada sob coordenação da filósofa e ativista Djamila Ribeiro.
Em seu livro, Letícia traz aos leitores explicações necessárias sobre os conceitos de gênero, transgeneridade, mulheridade, feminilidade e feminismo. Mostra como cada vez mais é necessário que as pessoas estejam abertas às diversas existências que não necessariamente se encaixam na organização binária e cisgênera do mundo.
O bate-papo aconteceu na Sala de Inovação da Sede UNIFSA, sob mediação da Profa. Ma. Rosália Mourão e do Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, docentes UNIFSA.
Encerrando a tarde com o Momento Gratidão, a especialista em autoconhecimento, espiritualidade e saúde, Sara Damasceno realizou um momento de autoconhecimento e reflexão sobre o eu. O momento foi mediado pela professora do curso de Psicologia, Esp. Islene Araújo.
Eu só posso colocar quem eu sou para as pessoas a partir do momento que eu tiver autoconhecimento a partir do meu comportamento, a partir do meu falar, a partir do meu abraçar, da minha raiva, do meu medo. Geralmente as pessoas têm dificuldade de assumir fraquezas, elas têm medo de se vulnerabilizar. Há uma antropóloga bem famosa, Brené Brown que fala que só há conexão quando há vulnerabilização.
Sara Damasceno,
Para deixar a última noite da SEC mais animada, aconteceu às 18h, o Sarau Cultural: Tecendo Vínculos com a Poesia, onde os alunos participantes e professores se reuniram na sala de Inovação da Sede do UNIFA. Na ocasião, os presentes recitaram poemas ou realizaram outra apresentação artística.
Voltando para as palestras, às 20h30, no Auditório Manoel Cipriano Lira, Sede do UNIFSA, ocorreu o Momento Carreira, que teve como tema central: Atuação da Logística em Momentos de Guerras, que contou com a presença do Prof. Me. Ms. Stefano Almeida Lopes e o Esp. Derick Raphael, Socimol. O Coordenador da Pós-graduação em Gestão de Logística, Prof. Dr. José Alberto Alencar Luz, foi o responsável pela mediação.
Para encerrar a XX Semana Científica (SEC) do UNISA com chave de ouro, às 20h, o conferencista Prof. Me. Ricardo Gomes de Queiroz do Hospital Universitário de Teresina e o Prof. Me. Danilo de Faria Reis Evangelista da Belgadata Brasil, falaram sobre Ciência de Dados: A Revolução dos Negócios. A Coordenadora da Pós-graduação em Redes de Computadores, Profa. Me. Amélia Acácia de Miranda Batista, foi a mediadora da vez.