O terceiro dia do Congresso Internacional Ciência e Sociedade, 06 de outubro, foi recheado de palestras, com temas variados. Às 08h30, no Auditório Clóvis Melo, Anexo 2 do Centro Universitário Santo Agostinho, a programação foi aberta com a palestra “Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS: desafios e perspectivas futuras”.
Os palestrantes convidados foram o Prof. Roberto Carlos Lyra da Silva, doutor em enfermagem; o Dr. Antônio Neto; a Profa. Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira, também doutora em enfermagem e o Prof. Dr. Samuel Freitas, Representante do Conselho Nacional de Enfermagem do Piauí.
No mesmo horário, na Sala de Conferência (anexo 2) do UNIFSA, aconteceu a palestra “O papel da Engenharia na Construção da Mobilidade Urbana Sustentável”, que trouxe o Prof. João Gilberto Mendes dos Reis, doutor em engenharia de produção; o Dr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí; e a Profa. Eldelita Águida Porfírio Franco, também doutora de produção.
Às 10h30, o assunto abordado foi “Simulação Clínica como Tecnologia para Formação em Saúde”. Quem conduziu o momento foram o Prof. José Wicto Pereira Borges, doutor em cuidados clínicos; Prof. Államy Danilo Moura e Silva, doutor em enfermagem; e a Profa. Karla Joelma Bezerra Cunha, mestra em enfermagem.
Na Sala de Conferência do Anexo 2 do UNIFSA, também às 10h30, foi apresentada a palestra “Manufatura híbrida e tecnologia na indústria 4.0”, conduzida pelos palestrantes pelo Prof. Alexandre Formigoni, doutor em engenharia de produção; Ricardo França de Brito, gerente executivo de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; e pelo Prof. Ismeraldo Pereira de Oliveira, mestre em engenharia civil.
A partir das 14h, a palestra “Cidades Inteligentes: que caminhos estamos trilhando?”, trouxe duas convidadas de forma presencial, a arquiteta Cíntia Bartz, Superintendente da Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí; e a Profa. Ma. Lorena Moura Santana, mestre em desenvolvimento e meio ambiente. De forma remota, esteve presente a Profa. Me. Larissa Paredes Muse, consultora na empresa norte-americana Quanta Technology.
Integralmente de forma remota, também às 14h, a discussão foi “A esperança diante do adoecimento e morte: manejo e possibilidades do profissional de saúde”, com as palestrantes Dra. Zaida Charepe, doutora em enfermagem; Profa. Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, doutora pela Universidade Pública de Navarra, Espanha / Universidade de São Paulo, Brasil; e Profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga, doutora em Ciências com dupla titulação.
A partir de 16h, aconteceram três encontros: na Sala de Conferência (anexo 2), houve a palestra “Desafios da Arquitetura e do Urbanismo brasileiros: o impacto das novas tecnologias e a abertura de novos campos de atuação”, trazendo o Prof. Dr. José Ricardo de Freitas Dias, docente da Universidade Federal do Piauí; a Profa. Ma. Thiscianne Moraes Pessoa, Secretária de Planejamento do Estado do Piauí; e a Profa. Patrícia Pacheco Alves de Oliveira, mestra em ciências da cidade.
No Auditório Clóvis Melo, o assunto foi “E-democracy, inteligência artificial, milícias digitais e os limites da liberdade de expressão”, com os palestrantes: Prof. Fabrício de Farias Carvalho, doutor em direito processual civil; o Dr. Celso Barros Coelho Neto, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/PI; a Profa. Clarissa Fonseca Maia, também doutora em direito constitucional; e o Prof. Saul Tourinho Leal, doutor em direito constitucional.
Já no Auditório Manoel Cipriano Lira, Sede do Centro Universitário Santo Agostinho, o tema debatido foi “Discussões sobre transgeneridade: Perspectiva da Saúde e da Educação”, e trouxe as palestrantes Profa. Letícia Carolina Nascimento, doutora em educação; Dra. Náila Neves de Jesus, integrante do Grupo de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA); e a Profa. Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão, integrante da diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Piauí.
As últimas palestras do dia aconteceram às 18h30, no Auditório Clóvis Melo, Anexo 2 do Centro Universitário Santo Agostinho. Tratando de “Direito 5.0: tecnologias, ciências sociais e debate prático para construção de uma nova sociabilidade” e “O papel contemporâneo da mulher no judiciário”, apresentaram três profissionais: o Prof. Dr. Marcus Vinícius do Nascimento Lima, docente do UNIFSA; o Dr. Thiago Carcará, Diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí e a Profa. Dra. Liana Chaib, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho.
Amanhã, 07 de outubro, é o quarto e último dia de CICS, e o evento vai prosseguir com sua incrível programação.