Confira a programação do terceiro dia de CICS

Compartilhe!

O terceiro dia do Congresso Internacional Ciência e Sociedade, 06 de outubro, foi recheado de palestras, com temas variados. Às 08h30, no Auditório Clóvis Melo, Anexo 2 do Centro Universitário Santo Agostinho, a programação foi aberta com a palestra “Incorporação de Tecnologias em Saúde no SUS: desafios e perspectivas futuras”.

Os palestrantes convidados foram o Prof. Roberto Carlos Lyra da Silva, doutor em enfermagem; o Dr. Antônio Neto; a Profa. Ana Lívia Castelo Branco de Oliveira, também doutora em enfermagem e o Prof. Dr. Samuel Freitas, Representante do Conselho Nacional de Enfermagem do Piauí.

No mesmo horário, na Sala de Conferência (anexo 2) do UNIFSA, aconteceu a palestra “O papel da Engenharia na Construção da Mobilidade Urbana Sustentável”, que trouxe o Prof. João Gilberto Mendes dos Reis, doutor em engenharia de produção; o Dr. Raimundo Ulisses de Oliveira Filho, Presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí; e a Profa. Eldelita Águida Porfírio Franco, também doutora de produção.

Às 10h30, o assunto abordado foi “Simulação Clínica como Tecnologia para Formação em Saúde”. Quem conduziu o momento foram o Prof. José Wicto Pereira Borges, doutor em cuidados clínicos; Prof. Államy Danilo Moura e Silva, doutor em enfermagem; e a Profa. Karla Joelma Bezerra Cunha, mestra em enfermagem.

Na Sala de Conferência do Anexo 2 do UNIFSA, também às 10h30, foi apresentada a palestra “Manufatura híbrida e tecnologia na indústria 4.0”, conduzida pelos palestrantes pelo Prof. Alexandre Formigoni, doutor em engenharia de produção; Ricardo França de Brito, gerente executivo de inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial; e pelo Prof. Ismeraldo Pereira de Oliveira, mestre em engenharia civil.

A partir das 14h, a palestra “Cidades Inteligentes: que caminhos estamos trilhando?”, trouxe duas convidadas de forma presencial, a arquiteta Cíntia Bartz, Superintendente da Superintendência de Pesquisas Econômicas e Sociais da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí; e a Profa. Ma. Lorena Moura Santana, mestre em desenvolvimento e meio ambiente. De forma remota, esteve presente a Profa. Me. Larissa Paredes Muse, consultora na empresa norte-americana Quanta Technology.

Integralmente de forma remota, também às 14h, a discussão foi “A esperança diante do adoecimento e morte: manejo e possibilidades do profissional de saúde”, com as palestrantes Dra. Zaida Charepe, doutora em enfermagem; Profa. Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, doutora pela Universidade Pública de Navarra, Espanha / Universidade de São Paulo, Brasil; e Profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga, doutora em Ciências com dupla titulação.

A partir de 16h, aconteceram três encontros: na Sala de Conferência (anexo 2), houve a palestra “Desafios da Arquitetura e do Urbanismo brasileiros: o impacto das novas tecnologias e a abertura de novos campos de atuação”, trazendo o Prof. Dr. José Ricardo de Freitas Dias, docente da Universidade Federal do Piauí; a Profa. Ma. Thiscianne Moraes Pessoa, Secretária de Planejamento do Estado do Piauí; e a Profa. Patrícia Pacheco Alves de Oliveira, mestra em ciências da cidade.

No Auditório Clóvis Melo, o assunto foi “E-democracy, inteligência artificial, milícias digitais e os limites da liberdade de expressão”, com os palestrantes: Prof. Fabrício de Farias Carvalho, doutor em direito processual civil; o Dr. Celso Barros Coelho Neto, Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/PI; a Profa. Clarissa Fonseca Maia, também doutora em direito constitucional; e o Prof. Saul Tourinho Leal, doutor em direito constitucional.

Já no Auditório Manoel Cipriano Lira, Sede do Centro Universitário Santo Agostinho, o tema debatido foi “Discussões sobre transgeneridade: Perspectiva da Saúde e da Educação”, e trouxe as palestrantes Profa. Letícia Carolina Nascimento, doutora em educação; Dra. Náila Neves de Jesus, integrante do Grupo de Farmácia Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado da Bahia (CRF-BA); e a Profa. Joseana Martins Soares de Rodrigues Leitão, integrante da diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Piauí.

As últimas palestras do dia aconteceram às 18h30, no Auditório Clóvis Melo, Anexo 2 do Centro Universitário Santo Agostinho. Tratando de “Direito 5.0: tecnologias, ciências sociais e debate prático para construção de uma nova sociabilidade” e “O papel contemporâneo da mulher no judiciário”, apresentaram três profissionais: o Prof. Dr. Marcus Vinícius do Nascimento Lima, docente do UNIFSA; o Dr. Thiago Carcará, Diretor-geral da Escola Superior da Advocacia do Piauí e a Profa. Dra. Liana Chaib, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho.

Amanhã, 07 de outubro, é o quarto e último dia de CICS, e o evento vai prosseguir com sua incrível programação.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui