A XX Semana Científica (SEC) do Centro Universitário Santo Agostinho realiza seu quarto dia de evento nesta quarta-feira (5), a partir das 08h30, de forma presencial e remota. O evento conta com rodas de conversas diversificadas que vão desde temas voltados para a saúde, até assuntos de segmentos jurídicos.
QUARTA-FEIRA | 5 DE OUTUBRO
A manhã de quarta-feira começou com a palestra “Atletas transexuais: muito além dos hormônios” ministrada pelo Prof. Me. Alyson Felipe da Costa Sena (IFMA) e mediada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Corte, coordenador do Curso de Pós-graduação em Fisiologia do Exercício, UNIFSA, no no auditório da sede.
O Prof. Me. Alyson Felipe abordou a transsexualidade em suas diferentes perspectivas e a forma que é vista e comunicada dentro da sociedade. De forma leve, ele apresentou e interpretou a letra, sobre a ótica da identidade de gênero, a música “Bohemian Rhapsody”, da banda britânica de rock Queen.
“A ‘mama’, a quem ele se refere na m´úsica, não é a mãe dele. É a noiva que ele tinha na época, que se chamava Mary, e ele fala que matou um homem. Esse homem era ele mesmo. Tem essa parte da música que é mais para baixo, é como pessoa que tem conflito de gênero se sente quando ela precisa explicar como ela é. Ela não consegue se abrir, Ela só quer ser acolhida. Mas depois que passa esse momento mais depressivo, ela começa a se libertar das amarras que a sociedade impõe a ela e se sente livre e tranquila”, destacou durante a palestra do Momento Carreira.
Também no começo da manhã, a palestra remota “Marketing estratégico para profissionais da saúde”, ministrada pela Profa. Esp. Scarllat Morais (CEAFI/ Goiás) e mediada pelo Prof. Dr. João Batista Raposo Mazullo Filho, coordenador da Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória com ênfase em Reabilitação, UNIFSA, buscou incentivar os alunos a refletirem sobre a importância da imagem pessoal como estratégia de marketing.
“O que você está usando? Você está perfumado? Você está bem vestido? Você está apresentável? Você se preparou para aquela circunstância, pro seminário que você vai apresentar, para a palestra, pro TCC? Será que o que as pessoas estão vendo é compatível com o que eu estou falando ou será que as pessoas estão ouvindo de mim não é compatível com o que elas vendo? Então, é muito comum no hospital, inclusive foi por conta disso que senti essa necessidade de introduzir esse assunto na Fisioterapia, porque nós temos grandes conteudistas, pessoas muito boas, mas eu preciso falar do marketing. Eu preciso falar da venda. Se você acha que você não é visto Esquece. Comece a se preocupar”, destacou a palestrante.
Logo mais às 10h30, o Esp. Gilmar Alves de Sousa(Empresa Salve Vidas) ministrou a palestra “Como se destacar no mercado de trabalho atual e ter uma carreira de sucesso?”, no auditório da sede. O momento foi mediado pela Profa. Dra. Raquel Vilanova Araújo, coordenadora da Pós-graduação em Urgência e Emergência, UNIFSA.
Por meio de experiências e explanação de casos, o palestrante pontuou situções de ajudam o profissional a se destacar no mercado de trabalho, deixando clara a diferença entre profissão e carreira.
“Profissão é aquilo que estamos aptos para executar no mercado de trabalho. A partir de uma graduação ou curso técnico. Carreira é toda a trajetória percorrida na vida profissional, ou seja, buscarmos empresas em que um profissional já atuou ou atu ou vai atuar, além das habilidades adquiridas nesse processo”.
Às 10h, os participantes tiveram a oportunidade de saber mais sobre “Educação Fiscal na Formação da Cidadania” com os conferencistas Me. Alexandre Farias Chaves,Gerente de Transparência e Controle Social/ Controladoria Geral do Piauí, e Dr. Willame Mazza, Auditor Fiscal da Secretaria de Fazenda do Piauí. A mediação foi feita pela Ma. Maria Juraci Alves Câmara, Agente de Tributos da Secretaria de Fazenda do Piauí.
Na ocasião, os profissionais abordaram temas como o papel do Estado na Sociedade, Origem Primária e Aplicação dos Recursos Públicos, Linhas de Defesa do Controle e muito mais.
O programa Nacional de Educação Fiscal espera contribuir para a construção de uma consciência voltada para o exercicio ao cidadania, favorecendo a participação cidadã em um efetivo controle social.
Ma. Maria Juraci Alves Câmara, Agente de Tributos da Secretaria de Fazenda do Piauí.
Comandando a segunda prática do Momento Gratidão, Patrícia Carvalho Moreira promoveu uma verdadeira experiência de consciência corporal e relaxamento, abordando a tem´ática “O corpo, a respiração e a música na composição da saúde biopsicossocial”.
“Aqui não é uma palestra. É um momento de prática. Quando vocês tiverem fazendo prova, vocês podem fazer. Bota os dois pés no chão. Respira. Sente no seu corpo porque na hora da ansiedade, a sua tendência é ficar só aqui na cabeça, e nós somos corpo e mente juntos. Não há essa divisão. Só que por conta do paradigma e do nosso estilo de vida, nós ficamos só na cabeça. E por isso que a ansiedade e outros aspectos vão aumentando. Nós precisamos fazer com que essa energia flua em todo o corpo, todo espaço.
Finalizando a programação da manhã, o autor dos livros O Falso Francês e O segredo de Amarílis Antúrio , Ítalo Damasceno (@biitalo, autor), participou do momento Papo-Cabeça, mediados pela Profa. Ma. Rosália Mourão e e pelo Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, UNIFSA.
“Entra no meu processo criativo, muito do que me fez escrever O Falso Francês foi aproximar a vida de um escritor, alguém com produção literária, a de alguém que só lê. A minha ideia é que a pessoa leia o meu livro e tenha vontade de reler Miss Dólar, quale conto de Machado que teve que ler para fazer uma prova. Seja o que for, algo que você leu na escola e que, infelizmente, a sua experiência com a escola te atrapalhou no prazer da leitura. E uma coisa eu garanto para vocês: é bom! O que essa galera escreveu, é muito bom”, destacou Ítalo sobre os grandes autores da literatura brasileira.
“Mediação e Poder Judiciário” foi o tema de mais um Momento Carreira da SEC 2022. Às 14h, no Auditório Manoel Cipriano Lira, o Prof. Dr. Fernando Fortes Said Filho, do Instituto Federal do Piauí (IFPI), abordou temas como o acesso à justiça, Poder Judiciário e Mecanismos adequados de solução de conflitos.
Qual seria então o papel do Conciliador e do Mediador? Cabe ao Conciliador e ao Mediador facilitar o diálogo entre as partes. Ambos são terceiros treinados e capacitados para entender os momentos de convergência entre as partes e tentar fazer com que essas partes percebam que uma solução consensualmente construída é a melhor alternativa para o conflito ao qual estão inseridas.
Prof. Dr. Fernando Fortes Said Filho, palestrante.
A moderação ficou por conta do Prof. Dr. Fabrício de Farias Carvalho, Coordenador da Pós-graduação em Direito Civil e Processual Civil com Ênfase no novo CPC, e da graduação de Direito UNIFSA.
No mesmo momento, porém via plataforma Blackboard, as docentes Profa. Dra. Samara Mendes Araújo Silva (UFPR) e Profa. Dra. Tânia Maria Rodrigues Lopes (UECE) palestraram sobre Avaliação, Competências e Interprofissionalidade: Desafios e Possibilidades do Professor Universitário. Quem realizou a mediação foi a coordenadora da Pós-graduação em Docência do Ensino Superior do UNIFSA, Profa. Dra. Ana Maria da Mata Almeida.
Os desafios do ensino superior no Brasil são muitos, são de várias naturezas, de várias complexidades, e a gente tem um ensino superior que, ao longo dessas duas últimas décadas, teve um avanço bastante expressivo com a ampliação das universidades federais, com a expansão das universidades federais que já haviam sido criadas anteriormente, com a criação e expansão dos institutos federais e com o fortalecimento das universidades estaduais.
Profa. Dra. Tânia Maria Rodrigues Lopes (UECE)
16h-17h30 (presencial)
CONSTRUINDO UMA CARREIRA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
Conferencistas:
Prof. Me. Náiguel Castelo Branco Silva
Instituto Dias Castelo Branco.
Profa. Me. Lívia Maria Mello Viana
Atenção Primária à Saúde e Unidade de Pronto Atendimento.
Moderadora:
Profa. Me. Tatiana Maria Melo Guimarães
Coordenadora da Pós-graduação em Saúde Pública com Ênfase na Saúde da Família
Local: Auditório Manoel Cipriano Lira, Sede do Centro Universitário Santo Agostinho.
NOITE
MISSA DE 23 ANOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Celebrante: Padre Antônio Carlos de Carvalho.
Organização: Rosália Loyola Silva.
Horário: 18h (presencial)
Local: Auditório Clóvis Melo, Anexo 2 do Centro Universitário Santo Agostinho.
Pela noite, às 18h30, ocorreu a conferência: “As vozes da democracia na saúde mental”, que teve como conferencistas a Maria Rosa Pereira e o Carlos Domingos, ambos são usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Teresina. A mediação ficou por conta do Coordenador da Pós-graduação em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, Prof. Dr. Emanoel José Batista de Lima.
Dando continuidade ao Momento Carreira, às 20h30, aconteceu a palestra: Como as Ferramentas de Business Intelligence e Planilhas Eletrônicas Podem Ajudar na Gestão das Empresas, que teve como conferencistas o Prof. Esp. Josias Francisco Abreu da Silva, Prof. Esp. Tiago Humberto Alves de Vasconcelos. A mediação foi feita pelo Coordenador da Pós-graduação em Gestão Financeira do UNIFSA, Prof. Me. Stefano Almeida Lopes.