A XX Semana Científica (SEC) do Centro Universitário Santo Agostinho realiza seu segundo dia de evento nesta terça-feira (4), a partir das 08h30, de forma presencial. Dando sequência, o evento promove palestras e os momentos mais esperados da programação, como o Momento Gratidão, Momento Formação, Momento Qualificação e Papo Cabeça.
TERÇA-FEIRA | 4 DE OUTUBRO
A manhã do segundo dia de evento começou às 8h30 com a palestra “Redes e Interprofissionalidade”, ministrada pelo Prof. Dr. Fábio Solon Tajra, (CIATEN/UFPI), no Auditório Clóvis Melo, Anexo 2 do UNIFSA.
Formado em Odontologia, o palestrante Prof. Dr. Fábio Solon Tajra comentou em como começou a ampliar o seu olhar para a interprofissionalidade.
“Me vi nessa situação porque eu precisava dialogar com outras categorias profissionais que eu não tinha habilidade alguma e eu precisava oportunizar uma prática de cuidado ou uma resposta às necessidades e demandas da população diante de um de um arcabouço, de um de uma série de recursos muito restritos. E aí eu precisei fazer o movimento fora da caixa. Busquei ampliar um pouquinho a minha rede de trabalho, a minha rede de apoio, porque o meu fechamento agora era não mais um dente, não mais a boca especificamente, mas a saúde da pessoa”, destacou.
Logo mais `às 10h30, aconteceu a primeira prática do Momento Gratidão com a temática “Contribuição das práticas integrativas e complementares (Pics) para uma rede de afetos multiprofissional”.
A terapeuta Lucienne de Brito Cerqueira comandou o momento que lotou a sala de inovação da sede com alunos de diversos cursos.
“É agregar bem-estar e saúde. É tão importante a gente conversar sobre isso e trazer para vocês que estão se preparando para o mercado de trabalho, a importância dessas práticas integrativas. Porque é exatamente divulgar esse plus a mais que já existe e que hoje já está ficando mais conhecido, mas pra alguns ainda causa estranhamentos”
Lucienne de Brito Cerqueira.
Pela tarde, às 14h, os conferencistas Profa. Ma. Liejy Agnes dos Santos Raposo Landim, CEP/UNIFSA e Prof. Me. Rhubens Ewald M. Ribeiro, CEP/UNIFSA trataram no Momento Formação o tema “Aspectos Éticos e Aplicações de Ferramentas Tecnológicas em Pesquisa com Seres Humanos”.
A mestra em Alimentos e Nutrição e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFSA, Profa. Liejy explicou que o CET do UNIFSA é uma das instâncias regionais que está ligada ao Comissão Nacional de Ética em Pesquisa – CONEP, a qual está intrinsecamente interligada ao Conselho Nacional de Saúde – CNS.
“Procedente das análises de Ética dos projetos em pesquisa envolvendo seres humanos, foi desenvolvida em meados de 1996 esse sistema para tratar o desenvolvimento de várias pesquisas. Esse processo é baseado em uma série de resoluções que vão sendo utilizadas de acordo com a característica que o projeto tende a ser desenvolvido.”
Profª. Me. Liejy Agnes
Também às 14h, aconteceu a primeira etapa da VIII Mostra de Resultados parciais NIP, na Sala de Inovação da Sede UNIFSA. Na ocasião, foram apresentados oito trabalhos produzidos por estudantes dos cursos de Engenharia de Produção, Administração, Enfermagem, Engenharia Elétrica e Psicologia.
Segundo a docente do curso de Enfermagem, Profa. Dra. Willyane Alvarenga, o momento é destinado aos bolsistas do PIBIC do UNIFSA, que apresentam suas pesquisas a serem concluídas.
Na mostra, os participantes têm a oportunidade de já disseminar o conhecimento, de receberem críticas e sugestões que são importantes para o andamento da pesquisa.
Profa. Dra. Willyane Alvarenga, docente do curso de Enfermagem UNIFSA
Em seguida, na plataforma Blackboard, o encontro foi com os membros do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFSA (CEP) e docentes da instituição, Profa. Ma. Karoline Costa e Silva, CEP/UNIFSA e Prof. Dr. Carlos Eduardo Gonçalves Leal, CEP/UNIFSA, juntos com a Representante de Participação em Pesquisa, Francisca Diana Pacífico Oliveira.
Com o tema Plataforma Brasil, Submissão de Protocolos em Pesquisas com Seres Humanos e a Contribuição dos Representantes de Participação De Pesquisa (RPP), os conferencistas apresentaram o CEP/ UNIFSA, descreveram os documentos e processo de submissão de pesquisa com seres humanos ao sistema CEP/CONEP, apresentaram a função dos RPP e sua atuação no CEP, e muito mais.
A Plataforma Brasil é um sistema que foi criado pelo Governo Federal para sistematizar o segmento desses projetos de pesquisa que envolvem seres humanos nos comitês de ética em todo o país. Ela é um sistema eletrônico onde todos os pesquisadores precisam realizar um cadastro para submeterem seus projetos de pesquisa com seres humanos.
Profa. Ma. Karoline Costa e Silva, docente UNIFSA e membro do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFSA (CEP)
A primeira edição do Papo Cabeça deu continuidade à programação do dia, às 17h na Sala de Conferência da Sede. O momento, mediado pelos docentes da casa, Profa. Ma. Rosália Mourão e Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, teve como convidado o escritor Eneas Barros, que apresentou suas duas obras “Órfãos do Império” e “Esperança”.
Esperança conta a história de um conde que vem pra cá e de um padre que criava a criança que esse conde veio atrás. Então para o padre não entregar a criança, a quem ele se afeiçoou, e ele foge em uma caravana pelo interior do Brasil, que vinha pelo norte da Bahia chegando até a Fazenda Algodões, onde vivia Esperança Garcia no século XVIII. E aí o conde vai atrás com duas expedições, enfrentando dificuldades, doenças, até chegar na Esperança, e ela escrever a famosa carta para o governador da província da época denunciando os maus tratos que ela sofria.
Eneas Barros sobre sua obra “Esperança”
A noite foi iniciada com o primeiro momento cultural da SEC 2022: um solo de dança interpretado pelo Prof. Me. Kácio Santos, do curso de Educação Física, na rampa da sede da instituição. Sua apresentação abordava o tema “racismo”, e como ele prejudica a vida dos negros. A cenografia serviu para demonstrar as tentativas da população negra em subir a rampa, mas que é forçada a regredir pela discriminação.
O solo performado é um desdobramento de minha pesquisa de doutorado que consiste em pensar a dança como tecnologia ancestral. O solo destaca a subalternição e os processos de resistência da população negra no Brasil diante da colonialidade que cria processos de exclusão, e como o povo negro cria novas rotas de existência dentro desse processo.
Prof. Me. Kácio Santos, docente do curso de Educação Física UNIFSA
Às 18h30, o Momento Educação Conectada teve seu primeiro encontro da edição, no Auditório Manoel Cipriano Lira (Sede), sobre o tema “Ferramentas Tecnológicas que Auxiliam na Construção de Temas de Pesquisas Científicas”. Quem ministrou a conferência foi o Prof. Me. Luno Gomes de Oliveira, da Educação à Distância UNIFSA. A moderação ficou com a coordenadora do Núcleo de Educação à Distancia, Profa. Dra. Eldelita Águida Porfírio Frando.
No auditório Clóvis Melo (Anexo II), às 20h30, o Prof. Dr. Glauber Vale, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), conferenciou o Momento Qualificação sobre “Odontologia Baseada em Evidências: Otimizando a Prática Clínica”.
O encontro foi mediado pelos coordenadores do curso de odontologia, Profa. Dra. Isabela Floriano e Prof. Dr. Patrick Quelemes.
Ao mesmo tempo, porém no Auditório Manoel Cipriano Lira (Sede), aconteceu um momento qualificação voltado para a saúde animal, com o tema “Medicina Veterinária e a Diversidade da Atuação Profissional”. A conferência foi ministrada pela docente do UNIFSA, Profa. Dra. Antônia Leidiana Moreira, e mediada pela Coordenadora do curso de Medicina Veterinária, Profa. Dra. Julliet Teixeira de Oliveira Santos.