O projeto Conexão com o Mundo, organizado pelo Núcleo de Relações Internacionais – NRI, iniciará o semestre letivo de 2022.2 com duas lives gratuitas voltadas para o universo da Arquitetura e Urbanismo, focando especificamente na cidade de Lisboa – Portugal. Para a coordenadora do curso no UNIFSA, Profa. Dra. Neuza Melo, esse contato entre os alunos da instituição e especialistas internacionais contribui para uma melhor formação acadêmica.
Diante de um mundo cada vez mais globalizado, promover o encontro de discentes e profissionais de outros países com os alunos da Arquitetura e Urbanismo do UNIFSA permite o compartilhamento, a troca de saberes e informações importantes, habituando nossos futuros profissionais a se manterem conectados, buscando o amplo conhecimento do que se realiza diariamente no mundo.
Profa. Dra. Neuza Melo, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo UNIFSA
No dia 23 de agosto, às 18h30 (horário brasileiro), o Prof. Me. Walber Angeline da Silva Neto abordará o tema Urbanismo em Lisboa: Estudos e Vivências. Walber Neto é brasileiro, doutorando da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia, mestre em Ambiente e Desenvolvimento, especialista em Práticas Projetuais e graduado em Arquitetura e Urbanismo.
Além disso, possui experiência na área, nos campos da História da Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e em Projetos, observando, principalmente, os temas: patrimônio histórico-arquitetônico, projetos arquitetônicos com ênfase no conforto ambiental e Desenvolvimento Urbano.
O objetivo do nosso encontro é de conhecer e discutir as teorias urbanas abordadas em doutoramento em Urbanismo, bem como aproximar-se das vivências urbanas presentes na Lisboa contemporânea. Durante a live, falarei sobre temas como as teorias urbanas relevantes para a compreensão da cidade; a relação cidade versus automóvel; o turismo enquanto modificador do espaço urbano; a cidade pós-pandemia; e a realidade lisboeta (transportes, habitação, cenários de planejamento urbano, tendências, etc)
Prof. Me. Walber Angeline da Silva Neto, palestrante
Em seguida, no dia 24 de agosto, o encontro será sobre Cartografias à Margem: Uma Intervenção de Reabilitação em Lisboa, palestrado pela pesquisadora e docente da Universidade de Lisboa, Profa. Ma. Márcia Borges Saldanha.