O Centro Universitário Santo Agostinho lança o projeto Conexão Com o Mundo, que traz para a comunidade em geral um ciclo de palestras com profissionais renomados de outros países. A primeira live acontece no dia 25 de março, às 14h, em um bate-papo com o Prof. PhD. Daniel Alfonso Botero Rosas, da Universidade de La Sabana, em Bogotá, na Colombia, que abordará o tema Inovação na Atividade Física, a convite do curso de Educação Física UNIFSA.
O ciclo de conversas tem o objetivo de proporcionar contato e aproximação com docentes e pesquisadores de outros centros de estudo e pesquisa como forma de contribuir para criação de redes interinstitucionais e internacionais.
Ao final de cada live, o(a) participante receberá um certificado específico com a carga horária específica (duas horas). Caso não participe, o certificado não será expedido. Para tanto será feito controle por meio da lista de frequência e da identificação nominal na sala virtual.
Prof. PhD. Daniel Alfonso Botero Rosas possui graduação em Medicina pela Escuela Colombiana de Medicina (1992), especialização em experto en reanimacion cardio-cerebro-pulmonar pela Escuela Medica Colombiana(1993), especialização em Anatomia pela Universidade Estácio de Sá (2002), mestrado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1999) e doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(2005).
Atualmente, Daniel Rosas é consultor da Federacion Internacional de Neurofisiologia Clinica-Capitulo Latinoamerica, consultoria da Federacion Colombiana de Neurofisiologia Clinica, membro de numero da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomedica, Professor auxiliar da Universidade Estácio de Sá e Médico Socorrista da Servicios Medicos Guanabara.
Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em Bioengenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: Electroencefalograma, Velocidade do Fluxo Sanguíneo Cerebral, Coherencia EEG e Fluxo Sanguíneo Cerebral, Correlação EEG e Fluxo Sanguíneo Cerebral.
Conexão Com o Mundo
É uma ação estratégica de diálogo e aproximação com grandes centros de ensino e pesquisa do mundo bem como também com pesquisadores e professores de graduação e pós-graduação, trazendo de modo prático e real o mundo acadêmico e científico para dentro do UNIFSA por meio da tecnologia de informação e comunicação.
A cada semestre será desenvolvido um ciclo com quatro atividades (palestras, conversas e/ou debates) com estrangeiros e/ou brasileiros vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino do exterior, além de fomentar a participação de docentes e discentes do UNIFSA em eventos acadêmicos internacionais, promovidos pela instituição bem como também por outras.
Inúmeros e incompatíveis argumentos podem ser utilizados, mas nesta ocasião nos restringimos a expor a necessidade de cumprimento do estabelecido no Programa de Cooperação e Internacionalização e a certeza de que o mundo está cada vez mais interconectado, portanto, globalizado, requerendo do UNIFSA postura nesta direção, pois como bem pontua o sábio Paulo Freire: “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
Prof. Dr. Alisson Dias Gomes, coordenador do Núcleo de Iniciação à Pesquisa