Com discussões sobre a igualdade racial e comemorando o dia nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, o Centro Universitário Santo Agostinho abriu a programação, na noite da última terça-feira (19), do IX Encontro UNIFSA de Cultura Brasileira com apresentação cultural do grupo Coisa de Nêgo e a palestra de abertura: “As discriminações no contexto contemporâneo: um debate interseccional entre gênero e raça”, que foi ministrada pela Profa. Doutoranda Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI).
De acordo com a profa. Ma. Francisca Nascimento, coordenadora do evento, essa atividade irá envolver o participante em discussões que são importantes, inclusive, para a atuação profissional em diversas áreas.
A palestra de abertura teve como tema “As discriminações no contexto contemporâneo: um debate interseccional entre gênero e raça”, ministrada pela Profa. Doutoranda Letícia Carolina Pereira do Nascimento (UFPI) e participação da Profa. Ma. Francisca Nascimento (coordenadora NUAFRI), tendo a mediação da psicóloga e acadêmica de Nutrição, Érica Vanessa da Silva.
A professora doutoranda Letícia explicou sobre a importância de uma instituição de ensino privada falar sobre o tema e levar discussões sociais como essa para os acadêmicos. “Nós temos a dificuldade a dor do outro por não passar diretamente por essa dor”, disse a professora sobre as questões que envolvem racismo e discriminações por conta da cor da pele. Ela ainda ressalta que não nascemos brancos e negros o que “determina a nossa branquitude ou a nossa negritude são construções sociais históricas”.