O Centro Universitário Santo Agostinho, através do Núcleo de Apoio Pedagógico – NUAPE, realiza mais um Ciclo de Palestras ENADE nesse mês de agosto. Os encontros acontecerão no Auditório Manoel Cipriano Lira, no prédio Sede do UNIFSA, e tem como público alvo os alunos do ciclo ENADE 2022 dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Psicologia.
No dia 22 às 18h30, a Profª Ma. Wirna Maria Alves da Silva, do curso de Direito, ministrará um encontro sobre Política Internacional e Processos de Globalização.
Vou conversar com eles sobre a Globalização e Relações Internacionais: Compreendendo a globalização nos seus diversos contextos, ou seja, as condições históricas e sociais para a afirmação de uma ideia de sociedade global. A globalização como fenômeno cultural e educativo após a informatização das relações sociais e sua dimensão econômica em meio ao contexto da Noção de Ordem internacional e seus reflexos de ordem geral.
Profª Ma. Wirna Maria Alves da Silva, docente do curso de Direito UNIFSA
Já no dia 29, às 17h, a coordenadora do curso de Enfermagem, Profª Ma. Karla Joelma Bezerra Cunha falará de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças.
Nós vamos tratar de promoção de saúde e prevenção de doenças no contexto atual, mas também vamos discutir alguns aspectos históricos que nos fazem vivenciar esse cenário. Além disso, vamos trabalhar a questão de aplicações tanto de prevenção como de determinantes em saúde, que são bem importantes pra que a gente possa entender inclusive a estrutura de saúde que hoje está organizada no nosso país.
Profª Ma. Karla Joelma Bezerra Cunha, coordenadora do curso de Enfermagem UNIFSA
Sobre o ENADE
É o exame realizado para os estudantes do Ensino Superior de todo o país. Este exame integra o grupo de instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, realizados pelo INEP/MEC e que acontece em ciclos e por grupos de curso para todas as instituições de ensino superior brasileiro.
O ENADE tem como objetivo o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender os temas exteriores ao âmbito especifico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e outras áreas do conhecimento. Seus resultados se constituirão em referências que permitem a definição de ações voltadas à melhoria de qualidade do curso de graduação por parte dos professores, dirigentes e autoridades educacionais.