Nesta manhã de quinta-feira (11 de fevereiro), o Campus Leste do Centro Universitário Santo Agostinho recebeu as equipes da Fundação Municipal de Saúde (FMS) para a vacinação contra a COVID-19 de profissionais da saúde que atuam em clínicas e instituições particulares da cidade. O atendimento está sendo realizado mediante agendamento prévio com a FMS e obedece a um horário marcado a fim de evitar qualquer tipo de aglomeração. Na terça-feira (9 de fevereiro), o Anexo II do Campus Sul do UNIFSA já havia iniciado o recebimento de idosos acima de 90 anos para a vacinação no formato Drive Thru. O UNIFSA tem disponibilizado, além de estrutura física, suporte técnico para auxiliar as equipes em seus atendimentos, contribuindo para o combate à COVID no município.
De acordo com Daniele Meireles, enfermeira da FMS, a parceria com o UNIFSA tem sido fundamental para essa fase de vacinação, uma vez que prestar esse atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) seria inviável, pois as UBS exclusivas para COVID-19 já recebem pessoas com suspeitas todos os dias e as que não são exclusivas já estão em outros atendimentos de assistência, como aos hipertensos, diabéticos, gestantes, o que poderia gerar sobrecarga e aglomeração. Então juntar esse público que já procura a UBS junto com o público que está indo se vacinar tanto sobrecarrega a UBS, quanto pode acontecer aglomeração.
“Ter esse espaço fora da UBS e com toda estrutura, apoio, ambiente adequado, organizado, espaço para equipe com bebedouros, banheiros, sempre alguém do administrativo dando um suporte – isso está sendo fundamental para essa fase de vacinação. Com o UNIFSA a gente já fez parceria para a montagem de um Centro de testagem na região Sul, nos foi disponibilizado um espaço enorme, amplo, arejado, com todo o cuidado, onde testamos pessoas que eram contatos de casos positivados. Durante muito tempo trabalhamos lá, se a gente fosse fazer esses testes da UBS seria impossível, ia aglomerar mais ainda que tá com suspeita e quem tá no UBS para outro atendimento. Naquele momento foi muito importante colocar nossa equipe lá e agora Centro de vacinação, que é mais importante ainda. O UNIFSA está sempre colaborando da melhor forma, proporcionando para a sociedade esse serviço, primeiro em sistema de drive para os idosos e agora com o centro de vacinação fixo para profissionais de saúde de clínicas e instituições privadas”.
Para Milena Queiroz, que atua em Clínica de reprodução humana, a vacina representa a oportunidade de atender os pacientes com mais segurança e também de voltar para casa sem o receio de contaminar a família. Já Marília Sthephany, que trabalha em Clínica Dermatológica, descreve que a sensação de receber a vacina foi maravilhosa, pois, segundo ela, o ano que passou foi bem crítico para os profissionais de saúde. “Apesar das coisas ainda estarem difíceis, receber a primeira dose da vacina já nos traz uma esperança e algo para comemorar”, afirma. Luma Amarante, fisioterapeuta em uma Clínica de doença renais, relata uma emoção indescritível e o desejo de que em breve esse sentimento se estenda para a população, com a vacinação para todos.
O UNIFSA continua como ponto de vacinação, no entanto, agendamentos devem ser realizados por meio da FMS.