Campanha UNIFSA “Um Gesto de Amor” supera meta de 330 doadores de sangue

Compartilhe!

O Centro Universitário Santo Agostinho recebeu, nos dias 6 e 7 deste mês, a visita do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI) para a campanha “Um Gesto de Amor”, a qual acontece com regularidade no UNIFSA para o abastecimento de bolsas de sangue no Piauí, e superou a meta de doação de 330 bolsas de sangue.

Nesses dois dias de campanha, a equipe composta por colaboradores do HEMOPI e monitores do curso de Enfermagem do UNIFSA, realizou a coleta de sangue e o cadastro do público como potenciais doadores de medula óssea. Totalizando 422 candidatos (alunos, funcionários da instituição e público geral) a doação e 351 foram considerados aptos a doarem. Já o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME), fechou com 90 cadastros.

Ao final de cada dia foi feita a contagem de cadastros de candidatos, doadores aptos, inaptos e cadastro de REDOME. No primeiro dia, foram cadastrados 196 candidatos, 166 aptos à doação e 49 deles fizeram o registro de doador de medula óssea. Já no segundo dia, os números foram ainda melhores, a expectativa para o dia era de 180 doadores, porém a somatória de cadastrados cresceu 25% em relação a meta, totalizando 225 candidatos, 185 aptos e 41 registro de medula óssea.

A parceria entre o HEMOPI e o UNIFSA já segue há oito anos. O número de doadores aumenta a cada ano, pois grande parte dos doadores acaba sendo fidelizado como doador e ainda mais importante que isso, é a conversão desses novos doadores em novos captadores de pessoas que possam fazer o bem.

Vale ressaltar que nos dois primeiros anos de pandemia, 2020 e 2021, a campanha foi cessada. No entanto, devido a redução dos casos de COVID-19 e flexibilização das normas de segurança, as doações retornaram.

A importância da Doação

Para manter os estoques de sangue e plaquetas, as doações periódicas são essenciais. Elas ajudam no controle de hemorragias, são usadas em tratamentos contra o câncer, e recuperação de pacientes, entre várias outras utilidades médicas.

Campanhas como esta realizada no UNIFSA é uma excelente forma para contribuir com o abastecimento do estoque do banco de sangue do estado e fidelização de doadores. Além disso, auxilia a criar um senso de cuidado com o próximo, pois ela coloca o doador para refletir sobre as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las.

O que é preciso para doar
  • Documento de identificação oficial com foto (RH, CNH, Carteira de Trabalho, etc);
  • Ter entre 16 a 69 anos (abaixo dos 18 anos apenas com consentimento formal do responsável);
  • Ter dormido pelo menos 6h antes do dia da doação;
  • Não estar de jejum (caso esteja, o HEMOPI fornecerá um lanche leve antes da doação) e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h que antecedem a doação;
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h.

Impedimentos para doar sangue
  • Ter passado por quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
  • Uso de drogas ilícitas injetáveis;
  • Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
  • Malária.

Conheça as etapas para a doação de sangue
1. Cadastro

Na Recepção do Banco de Sangue o doador fornecerá informações básicas como: nome; endereço; data de nascimento; e apresentará um documento oficial com foto.

2. Triagem Clínica

Será verificada sua pressão arterial, pulso, temperatura e examinada uma gota de sangue para medir o teor de hemoglobina ou hematócrito, com objetivo de determinar se o doador tem suficiente reserva de glóbulos vermelhos para fazer uma doação.

3. Entrevista

Nesta etapa o voluntário será submetido a um questionário a ser respondido de forma confidencial, com perguntas sobre sua saúde atual e passada, viagens e fatores de risco para doenças.

4. Etiquetagem

Após a triagem do doador, ele é direcionado para a mesa de Etiquetagem onde receberá a bolsa e os tubos para coleta de sangue.

5. Coleta

Um profissional treinado fará uma cuidadosa assepsia no local a ser retirado o sangue. A duração da coleta em geral é de 5 a 10 minutos com um profissional médico durante todo o procedimento.

6. Descanso e Lanche

Após a doação o voluntário descansará cerca de 10 minutos e em seguida se dirigirá à mesa de lanches. Lá, enquanto lancha, deve preencher a pesquisa de satisfação e será orientado sobre o que não fazer nas primeiras 12h após a doação de sangue.

7. Exames

A Técnica Biomética Ângela Maria, responsável pelo armazenamento e categorização das bolsas e tubos de exames coletados do HEMOPI, conta que após a doação o sangue será submetido a testes específicos e bem detalhados, para que receptor não corra nenhum risco de contaminação.

Nós faremos vários exames com o sangue recolhido no tubo de vidro. Tais como, tipagem (Grupo ABO e Rh), exames para evidenciar uma possível infecção como, Hepatites B e C, HIV, HTLV, Sífilis e Doença de Chagas. Além disso, um exame para detectar uma possível alteração na Hemoglobina (proteína do glóbulo vermelho que transporta oxigênio para os órgãos e tecidos do corpo). Após esses exames, em cerca de 30 dias o doador deve ir ao HEMOPI para recolher seu Check-up e receberá novas orientações.

Ângela Maria, Técnica Biomética do HEMOPI

Os exames realizados podem dar “falso positivos” ou “falso reagentes”. Os testes, por visarem proteção ao paciente, possuem alta sensibilidade, podendo eventualmente reagir com alguns elementos “naturais” do sangue (anticorpos de alergia, viroses, etc.) e apresentar resultados “falso positivos” ou “falso reagentes” existindo a possibilidade do doador ser convocado para comparecer ao HEMOPI a fim de que seja colhida nova amostra de sangue para conclusão de algum exame.

Mais informações sobre doação de sangue

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI)

  • Endereço: Rua 1 de maio, 235 – Centro/Sul (Próximo ao Hospital Getúlio Vargas – HGV);
  • Contato: (86) 3221-4989 / 0800 285 4989
  • Site: www.hemopi.pi.gov.br
  • E-mail: hemopi@hemopi.pi.gov.br

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui