Nos dias 28 e 29, o Centro Universitário Santo Agostinho realizou a campanha de doação de sangue “Um Gesto de Amor”, organizada pelo curso de Enfermagem em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI). A iniciativa atraiu 371 voluntários, superando a meta inicial de 270 pessoas e demonstrando a solidariedade da comunidade acadêmica e do público geral.
A campanha, mobilizada por professores do curso de Enfermagem, alunos monitores e colaboradores do HEMOPI, resultou em 371 voluntários, sendo 338 candidatos aptos a realizar a doação de sangue ao final dos dois dias, refletindo o sucesso e a eficácia da iniciativa.
A parceria entre o HEMOPI e o UNIFSA, que já dura quase 10 anos, mostrou-se mais uma vez eficaz. O número de doadores surpreende, pois grande parte dos alunos e colaboradores acabam sendo fidelizados como doadores regulares, tornando-se captadores de novos doadores e contribuindo para ampliar o alcance da solidariedade.
A importância da Doação
Para manter os estoques de sangue e plaquetas, as doações periódicas são essenciais. Elas ajudam no controle de hemorragias, são usadas em tratamentos contra o câncer, e recuperação de pacientes, entre várias outras utilidades médicas.
Campanhas como esta realizada no UNIFSA é uma excelente forma para contribuir com o abastecimento do estoque do banco de sangue do estado e fidelização de doadores. Além disso, auxilia a criar um senso de cuidado com o próximo, pois ela coloca o doador para refletir sobre as necessidades do próximo e fazer algo para supri-las.
O que é preciso para doar
- Documento de identificação oficial com foto (RH, CNH, Carteira de Trabalho, etc);
- Ter entre 16 a 69 anos (abaixo dos 18 anos apenas com consentimento formal do responsável);
- Ter dormido pelo menos 6h antes do dia da doação;
- Não estar de jejum (caso esteja, o HEMOPI fornecerá um lanche leve antes da doação) e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h.
Impedimentos para doar sangue
- Ter passado por quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Malária.
Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (HEMOPI)
- Endereço: Rua 1 de maio, 235 – Centro/Sul (Próximo ao Hospital Getúlio Vargas – HGV);
- Contato: (86) 3221-4989 / 0800 285 4989
- Site: www.hemopi.pi.gov.br
- E-mail: hemopi@hemopi.pi.gov.br