O Centro Universitário Santo Agostinho e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí (HEMOPI) realizam mais uma edição da campanha “Um Gesto de Amor”, que tem como objetivo estimular a captação de doadores de sangue e medula óssea, nos dias 28 e 29 de maio, das 8h às 17h, no Auditório Manoel Cipriano Lira do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA, prédio sede.
A equipe, composta por colaboradores do HEMOPI e monitores do curso de Enfermagem do UNIFSA, coordenará a coleta de sangue e o cadastro do público como potenciais doadores de medula óssea. Vale ressaltar que, para manter os estoques de sangue e plaquetas, as doações periódicas são essenciais. Campanhas como esta realizada no UNIFSA é uma excelente forma para contribuir com o abastecimento do estoque do banco de sangue do estado e fidelização de doadores.
Essa extensão visa contribuir para aumentar o estoque de sangue do HEMOPI, que em geral fica mais escasso no período de carnaval e réveillon, bem como conscientizar a população acerca da importância deste ato de amor, isto é, da doação periódica de sangue e o cadastro de doador de medula óssea.
Profa. Dra. Ana Lívia Castelo Branco, docente de Enfermagem do UNIFSA
O QUE É PRECISO PARA DOAR
- Documento de identificação oficial com foto (RH, CNH, Carteira de Trabalho, etc);
- Ter entre 16 a 69 anos (abaixo dos 18 anos apenas com consentimento formal do responsável);
- Ter dormido pelo menos 6h antes do dia da doação;
- Não estar de jejum (caso esteja, o HEMOPI fornecerá um lanche antes da doação) e evitar alimentos gordurosos nas últimas 3h que antecedem a doação;
- Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h.
IMPEDIMENTOS PARA DOAR SANGUE
- Ter passado por quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV, doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Malária.