A psicóloga e professora Islene Cristina Cardoso de Araújo Tito ministrou a palestra magna da Pós em Gestão Financeira nesta quarta-feira, dia 15 de junho. A palestra foi realizada na sala de conferência do prédio sede do UNIFSA com a presença de professores e alunos, sendo precedida pela apresentação do curso, realizada pelo professor me. Stefano Lopes, que coordena a pós.
Stefano Lopes é economista registrado no Conselho Regional de Economia (CORECON-PI) e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e mestrado Mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC-CAEN). Para ele, é muito importante se ter o conhecimento de finanças, pois para empresa ser lucrativa é preciso saber apurar os custos. “Tem que ter uma boa formação de preços, que cubram suas despesas e tragam lucros, além de serem competitivos no mercado. Existe uma gama de situações que a empresa precisa entender e controlar para que atinja seu objetivo de ser lucrativa”, disse. Para o coordenador da Pós em Gestão Financeira, as finanças sempre foram importantes. Entretanto, ganharam maior importância nos dias atuais, sobretudo, nesse período de pandemia. “O recurso que já era escasso se torna ainda mais, e com conhecimento especializado, você consegue adequar melhor os recursos da empresa para otimizar os resultados”, explica.
A palestrante Islene Tito é graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí, e Pós-Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas. Atualmente, é Docente/ Supervisora de Estágio em Psicologia Organizacional do Centro Universitário Santo Agostinho e professora de disciplinas de Avaliação Psicológica desta instituição. Além disso, coordena o curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais no UNFSA. Islene tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional. Possui habilidades na área de Recrutamento & Seleção; entrevistas, aplicação de testes psicológicos e técnicos, avaliações psicológicas e elaboração de laudos; Diagnóstico Organizacional, Levantamento das necessidades e desenvolvimento de programas de treinamento; Condução de treinamentos internos tendo como meta o aperfeiçoamento técnico profissional; Implantação de Programas de Qualidade de Vida no Trabalho e Planejamento Estratégico.