Artigo sobre qualidade de vida em sobreviventes do câncer é publicado na revista Psycho-Oncology

  • Home
  • Acontece na UNIFSA
  • Artigo sobre qualidade de vida em sobreviventes do câncer é publicado na revista Psycho-Oncology
31 jul


A experiência da qualidade de vida relacionada à saúde na sobrevivência ao câncer estendida e permanente foi tema de um artigo publicado na prestigiada “Psycho-Oncology“, periódico dedicado a área da oncologia.
Os autores do artigo The experience of health ‐ related quality of life in extended and permanent cancer survivors: a qualitative systematic review” são pesquisadores de variadas instituições de ensino do Brasil: Rhyquelle Rhibna Neris, Lucila Castanheira Nascimento, Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, Willyane de Andrade Alvarenga, Naiara Barros Polita e Márcia Maria Fontão Zago.

O artigo foi publicado na prestigiada “Psycho-Oncology”, fator de impacto 3,006

A profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga é docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho. Ela comemora a publicação devido à relevância do tema e pelo fato de, agora, a pesquisa estar acessível ao público na “Psycho-Oncology”, uma das revistas científicas mais importantes na área da oncologia, com fator de impacto 3,006. “Faço parte do Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente (GPECCA) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) há sete anos”, explica.

Segundo ela, a pesquisa “The experience of health‐related quality of life in extended and permanent cancer survivors: A qualitative systematic review”, publicada na Psycho-Oncology, resulta de parceiras em pesquisa que foram estabelecidas desde a época do doutorado na USP.
O artigo discute a experiência da qualidade de vida relacionada à saúde em sobreviventes de câncer.

“O câncer afeta todos os aspectos da vida do indivíduo e este estudo pode informar profissionais de saúde sobre o impacto do câncer e seu tratamento na qualidade de vida durante a sobrevivência, embasando o desenvolvimento de intervenções para minimizar as consequências desse tratamento”, explica .

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui