A experiência da qualidade de vida relacionada à saúde na sobrevivência ao câncer estendida e permanente foi tema de um artigo publicado na prestigiada “Psycho-Oncology“, periódico dedicado a área da oncologia.
Os autores do artigo “The experience of health ‐ related quality of life in extended and permanent cancer survivors: a qualitative systematic review” são pesquisadores de variadas instituições de ensino do Brasil: Rhyquelle Rhibna Neris, Lucila Castanheira Nascimento, Ana Carolina Andrade Biaggi Leite, Willyane de Andrade Alvarenga, Naiara Barros Polita e Márcia Maria Fontão Zago.
A profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga é docente do curso de Enfermagem no Centro Universitário Santo Agostinho. Ela comemora a publicação devido à relevância do tema e pelo fato de, agora, a pesquisa estar acessível ao público na “Psycho-Oncology”, uma das revistas científicas mais importantes na área da oncologia, com fator de impacto 3,006. “Faço parte do Grupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado à Criança e ao Adolescente (GPECCA) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) há sete anos”, explica.
Segundo ela, a pesquisa “The experience of health‐related quality of life in extended and permanent cancer survivors: A qualitative systematic review”, publicada na Psycho-Oncology, resulta de parceiras em pesquisa que foram estabelecidas desde a época do doutorado na USP.
O artigo discute a experiência da qualidade de vida relacionada à saúde em sobreviventes de câncer.
“O câncer afeta todos os aspectos da vida do indivíduo e este estudo pode informar profissionais de saúde sobre o impacto do câncer e seu tratamento na qualidade de vida durante a sobrevivência, embasando o desenvolvimento de intervenções para minimizar as consequências desse tratamento”, explica .