Antonio Fabrício Alves

05 dez


Antonio Fabrício da Silva Alves
20 anos
Aluno de Educação Física
Categoria até 60kg
Atualmente é prata no Jubs 2013

Antonio Fabrício Alves é aluno do curso de Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho e começou a praticar judô com 11 anos de idade, quando um amigo lhe convidou a visitar o projeto JUDÔ QUEIROZ. O projeto era realizado no Estádio Albertão, e tinha como objetivo ajudar as crianças carentes que moravam em vilas. O judoca ficou três meses treinando sem kimono, e seu treinador na época, professor José Filho, lhe presenteou com um. “Ele percebeu o quanto eu estava determinado, me viu como uma nova promessa que poderia nascer ali e então conseguiu para mim um kimono usado”, lembra o atleta.

Com isso sua carreira decolou, começando a participar de campeonatos estaduais. Na época ainda era faixa branca, usada por iniciantes, entretanto competia com atletas mais graduados e isso não lhe impedia de ter bons resultados.

Seu 1º campeonato regional foi em São Luís (MA), o judoca ganhou o apoio financeiro de seu treinador, professor Queiroz, que viu o quanto o Fabrício era corajoso e possuía garra. “Quando soube que eu estava preparado para ir para este torneio, fiquei muito contente, mas ao mesmo tempo triste, pois eu sabia que meus pais não teriam condições de me mandar para lá. Quando ele disse que iria pagar os gastos, minha felicidade foi imensa, participei da competição e fiquei em segundo lugar, perdi a final pro meu companheiro de treino Rafael Azevedo”, conta.

Depois deste campeonato os convites para competições nacionais começaram, Fabrício participou do I Torneio de Judô no Rio Grande do Norte, ficou em 5º lugar e no segundo campeonato conquistou o 2º lugar.
Em 2006 quando, com 13 anos, o atleta foi campeão no Campeonato Sul-Americano Estudantil, realizado na Colômbia, na cidade de Medellín, depois disso foi convocado pela Confederação Brasileira de Judô.

“Em 2007 participei de dois sul-americanos, o primeiro no Chile, em Viña del Mar, e o segundo também no Chile, em La Serena.Lá eu consegui consagrar-me como tricampeão sul-americano”, conta. E continua. “Em 2008 ganhei outra competição, agora nacionalmente, e depois fui pra outro sul-americano no Uruguai em Montevidéu, sendo campeão. Cheguei a ser tetra campeão sul-americano”, diz o atleta.

O estudante participou da Copa Revelação em 2009 na cidade de São Paulo. “O objetivo desta copa é promover a difusão do Judô no Brasil, desenvolvendo e estimulando a prática aos adolescentes e jovens, além de revelar talentos no Judô para oportunizar intercâmbios nacionais e internacionais na modalidade, visando a melhoria do desempenho dos participantes”, explica.

Nesta competição iriam escolher os 4 melhores para treinar no Canadá com a seleção canadense e estudar inglês por 1 mês na cidade de Montreal. “Fiquei em segundo lugar. Os campeões mundiais e medalhistas olímpicos votaram em mim, viram que eu possuía um futuro e me deram essa oportunidade”, conta. Os escolhidos foram: Fabrício (PI), Henrique Miniskowvi (PR), Ana Carla (MS) e Fernanda Peinado (SP).

O atleta teve várias conquistas ao longo de sua trajetória, no entanto ele quer mais, hoje Fabrício, com 20 anos de idade, já conheceu 16 países por meio do Judô. “Depois que comecei a treinar, conseguir ter mais disciplina em casa, na escola e na rua. Melhorei minhas notas no colégio e consegui uma bolsa integral em uma escola particular”, conta.

Fabrício completa ainda que  “o UNIFSA me deu essa oportunidade e estou aproveitando. É uma instituição que compreendem a vida dos atletas e incentiva o esporte por meio de seu programa de responsabilidade social e visão humanística, além do incentivo aos atletas”, finaliza.

QUADRO DE MEDALHAS:
2004 Campeonato Piauiense de Judô – prata
2005 Campeonato Piauiense de Judô – ouro
2006 Campeonato Piauiense de Judô – ouro
2006 VI Copa Integração de Judô – prata
2007 XIII Campeonato Maurício de Judô – ouro – Teresina-PI
2007 Torneio Integração de Judô – ouro
2007 Campeonato Piauiense de Judô – ouro
2008 Troféu Mamãe – ouro
2008 Campeonato Piauiense – prata
2008 Torneio Integração Graduado – ouro
2008 Olimpíada Escolar Piauí – ouro
2008 Copa Independência de Judô – ouro
2009 Torneio Integração de Judô – ouro
2009 Campeonato Piauiense de Judô – ouro
2009 XV Copa Maurício de Judô – ouro
2011 Olimpiauí – ouro
2012 I Copa Danys Queiroz – ouro
2012 Campeonato Piauiense de Judô – ouro

Campeonatos Brasileiros Região II
2005 São Luís/MA – ouro
2007 São Luís/MA – ouro
2008 São Luís/MA – ouro
2009 Teresina/PI – ouro
2012 Belém/PA –

Campeonatos Brasileiros de Judô
2007 Mato Grosso do Sul/MS – prata
2008 Paraná/PR – ouro
2009 Copa Revelação – prata – São Paulo
2010 Minas Gerais/MG – bronze
2011 Roraima/RR – bronze
2011 Santa Catarina/SC – bronze
2012 Rio de Janeiro – ouro
2012 Sub-23 – prata – Mato Grosso/MT

Campeonatos Internacionais
2006 XII Juegos Sudamericanos – ouro – Colômbia
2006 XII Juegos Sudamericanos – prata – Colômbia
2007 Campeonato Sudamericano – ouro – Chile
2007 Copa Sudamericano – bronze – Chile
2007 XIII Juegos Sudamericanos – ouro – Chile
2007 XIII Juegos Sudamericanos por equipe – ouro – Chile
2008 Campeonato Sudamericano juvenil e Junior – ouro – Uruguai
2008 Copa Monte Vidéo – ouro – Uruguai
2009 Campeonato Panaméricano – ouro – El Salvador
2011 Sulamericano – bronze – Chile
2011 Circuito Europeu – prata – Itália

Homenagens Recebidas
2007 Troféu Carlos Said – Melhor atleta do ano
2008 Troféu Carlos Said – Homenagem especial
2012 Troféu Expedito Falcão – Homenagem especial

Participação
2009 Campeonato Mundial Juvenil de judô – Budapeste/Hungria
2010 Convocado à Confederação Brasileira para treinar 1 mês com a Seleção Canadense de Judô e frequentar aulas de inglês
2012 Campeonato da Pré-seletiva Olímpica em São Saulo/SP

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui