Os Anais (proceedings) do 2º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade (2º CBCS) foram publicados. O evento, realizado bianualmente pelo Centro Universitário Santo Agostinho, este ano ocorreu de 4 a 7 de outubro de 2021, contemplando o tema “Conhecimento e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”.
O 2º CBCS objetivou contribuir para aproximar a sociedade das práticas científicas contemporâneas, bem como fomentar a divulgação científica através do diálogo sobre perspectivas acadêmicas de estudos inovadores e voltados para o aprofundamento de temas relevantes acerca das tecnologias que circundam as diversas áreas do conhecimento.
Os Anais do CBCS é uma publicação bianual que publica os trabalhos selecionados e apresentados no Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, e se constituem uma importante ferramenta para a disseminação das pesquisas na área. Por ter um caráter inter e transdisciplinar, o CBCS aproxima pesquisadores de diversas áreas do conhecimento em torno de temáticas comuns, possibilitando uma maior troca de conhecimentos, metodologias e de experiências de pesquisa.
Os Anais do 2º CBCS (proceedings) são digitais, sendo identificados pelo ISBN (International Standard Book Number) e pelo DOI (Digital Object Identifier), os mais conhecidos identificadores de livros, revistas, periódicos e obras eletrônicas acadêmicas.
Cada trabalho publicado nos Anais do 2º CBCS tem o seu próprio identificador DOI, sendo catalogado no repositório do evento por meio de links permanentes. A URL de cada trabalho pode ser compartilhada por meio digital.
Além disso, a fim de favorecer o acesso democrático de todos os conteúdos, os Anais do 2º CBCS são “Open Access”, sendo o acesso aos trabalhos publicados livre, irrestrito e gratuito. Esse procedimento garantirá a visibilidade, acessibilidade e difusão dos resultados da atividade científica, potencializando o seu impacto na comunidade científica internacional.
A atribuição de DOI para cada trabalho publicado é um dos diferenciais dos Anais do 2º CBCS. Enquanto identificador digital único, o DOI garante uma identidade inalienável do trabalho científico, dando garantias à propriedade intelectual e permitindo a sua localização em bancos de dados
acadêmicos e científicos em âmbito internacional.
O melhor trabalho de cada GT do 2º CBCS, indicado formalmente pelos coordenadores destes grupos, está em processo de editoração e serão publicados em e-book, com ISBN próprio, numa edição na Revista FSA, periódico multidisciplinar com Qualis/Capes B2. Além disso, a edição ficará disponibilizada no site do 2º CBCS e do UNIFSA, e colocada à disposição em diversas plataformas acadêmicas.