Alunos de Psicologia apresentam trabalhos científicos em Congresso no Ceará

Compartilhe!

Alunos do curso de Psicologia do Centro Universitário Santo Agostinho participaram do I Congresso Brasileiro de Psicologia Clínica Histórico-Cultural nos dias 02 e 03 de agosto em Fortaleza, Ceará. O grupo, formado por 45 estudantes e liderado pela Profa. Ma. Samila Marques Leão, apresentaram trabalhos científicos produzidos dentro e fora do UNIFSA.

A relevância dessa participação é que é o primeiro Congresso Nacional de Psicologia Clínica Histórico-Cultural. E a clínica na abordagem histórico cultural é muito nova aqui no Brasil. Ela é antiga, só que era mais comum na área da educação. Agora, ela está se desenvolvendo na área da Psicologia Clínica. Então é uma grande oportunidade para os alunos aprofundarem o seu conhecimento nesse campo.

Profa. Ma. Samila Marques Leão, docente de Psicologia do UNIFSA

A atividade fez parte da disciplina de Psicologia Sócio-histórica, ministrada no sétimo período da graduação, mas contemplou estudantes de outros períodos do curso no UNIFSA, interessados pela temática.

No total, foram oito projetos apresentados. E todos voltado para essa linha de como pensar novas estratégias de cuidado em saúde mental a partir de um olhar da psicologia histórico-cultural. E foi muito legal o quanto esses alunos viram uma outra psicologia clínica, uma forma de fazer uma psicologia clínica com uma base social, com uma base ético-política, e principalmente uma psicologia clínica com compromisso social.

Profa. Ma. Samila Marques Leão, docente de Psicologia do UNIFSA

A aluna Ana Gláucia Freitas Costa Carneiro, que apresentou a sua pesquisa “Políticas públicas de inclusão e psicologia: por uma atuação inclusiva”, produzida com Jeane da Silva Costa Ferreira e a docente Samila Leão, aproveitou o congresso para aprimorar seus conhecimentos científicos e melhorar seu trabalho.

Apresentar um trabalho em um congresso como esse nos proporciona uma visibilidade e a credibilidade enquanto acadêmicas (no nosso caso), especialmente se o trabalho é bem recebido. Isso pode abrir portas para futuras oportunidades profissionais, como convites para outras conferências ou publicações. Apresentar o trabalho a um público especializado permite obter feedback construtivo que pode melhorar a qualidade do mesmo, oferecendo novas perspectivas e direcionamentos para pesquisas futuras. Em sala, recebemos um suporte teórico maravilhoso o que nos ajudou a ir a campo e realizar esse trabalho.

Ana Gláucia Freitas Costa Carneiro, aluna de Psicologia do UNIFSA

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui