Os alunos do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Santo Agostinho visitaram o Aterro Sanitário de Teresina nesta quarta-feira (25). A atividade fez parte da disciplina de Comunidades: Projetos Integrados em Saúde e Ensino I, ministrada pela Profa. Ma. Adriana Sávia de Souza Araújo.
Nós estamos aqui em visita técnica para que os alunos possam fazer uma correlação entre a literatura, o que a gente discutiu em sala de aula, e a realidade no que se refere à importância do meio ambiente no processo saúde-doença.
Profa. Ma. Adriana Sávia de Souza Araújo, docente do curso de Medicina do UNIFSA
Na ocasião, o grupo foi recepcionado e guiado pelo Engenheiro Civil, Fiscal e de Operação e a
Engenheira Operacional do local, Robis Pierre Leite e Ana Kelle Araújo Oliveira. Durante a visita, os profissionais explicaram como funciona o processo de armazenamento, tratamento e descarte de resíduos sólidos, bem como a história do aterro e a atuação dos catadores de materiais recicláveis.
Foram apresentados três importantes espaços do aterro: o antigo “lixão”, que já está em processo de desativação, a área de aterramento e as lagoas de acúmulo. Em cada parada, Robis Pierre e Ana Kelle tiraram dúvidas dos alunos.
Ao fim, os alunos receberam a missão de produzir relatórios sobre a visita, apontando as relações entre o aterro sanitário e o processo saúde-doença da população.