Os alunos do primeiro período de Medicina do Centro Universitário Santo Agostinho protagonizaram uma ação solidária no Centro de Atenção Psicossocial da Zona Sudeste de Teresina, conhecido como CAPS II Sudeste, na manhã desta terça-feira, 18 de março. Acompanhados pela Profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger e pela aluna veterana Ellen Alves Freitas, os estudantes entregaram doações de materiais de higiene pessoal e tiveram a oportunidade de interagir com a equipe administrativa local e os usuários ali presentes.
A Profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger destacou a importância do trote solidário como uma estratégia inovadora que combina cuidado em saúde mental com a doação de produtos essenciais.
Hoje nós consolidamos o trote solidário da Medicina, uma estratégia extremamente inovadora, interessante, onde aliamos o cuidado em saúde mental com a doação de produtos de higiene pessoal. Essa foi uma demanda advinda da própria equipe do CAPS Sudeste, os alunos do curso de Medicina abraçaram a ideia e realizaram o trote solidário, uma importante ação que beneficia não só o serviço como também os nossos alunos, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o cuidado em saúde mental.
Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, docente de Medicina do UNIFSA

Ellen Alves Freitas, aluna veterana e uma das organizadoras da ação, explicou o propósito inicial:
Começamos essa ação como uma maneira de receber os alunos do primeiro período de Medicina do UNIFSA, e, conversando com a professora Izabel, ela nos indicou o CAPS como o lugar que mais precisava da nossa atenção, justamente por conta da sua importância. Gostaríamos de chamar a atenção e atrair olhares para a importância da saúde mental nos atendimentos de saúde, e principalmente para a importância da higiene na saúde mental, da humanização do CAPS e dos seus usuários. Gostaríamos de agradecer a professora Izabel Herika por todo o seu empenho em nos ajudar e agradecer a equipe do CAPS pela nossa recepção. Muito obrigada!
Ellen Alves Freitas, aluna de Medicina do UNIFSA
A Enfermeira Cintia Ramos apresentou a infraestrutura para os visitantes e enfatizou a relevância da contribuição dos alunos para o CAPS:
É de suma importância essa contribuição dos alunos nesse projeto de melhoria da qualidade de vida dos pacientes do CAPS com relação à higiene pessoal. Aqui, nós já trabalhamos bastante a questão da saúde mental, mas a questão física também é muito importante para esses pacientes, devido a várias dificuldades deles. Cada um que enfrenta esses transtornos também tem essa dificuldade, muitas vezes, de desempenhar essa questão de higiene de saúde física. E essa contribuição dos alunos é muito importante na melhoria da qualidade de vida deles e também para o funcionamento do serviço.
Cintia Ramos, Enfermeira do CAPS Sudeste

A Médica Psiquiatra, Janaína Chianca, que conversou com os alunos sobre seu papel como médica dentro do Centro, destacou a importância educacional da ação:
Eu acho muito interessante esse tipo de ação porque é uma forma do estudante de Medicina, que está ingressando no curso, iniciando esse contato com a saúde, com os pacientes, conhecer um serviço de assistência à saúde mental. Então, é uma forma de tirar um pouco o estigma do tratamento em saúde mental, o estudante conhecer o serviço do CAPS, entender o funcionamento do serviço, compreender que é um serviço de acolhimento, um serviço humanizado, multidisciplinar. E é muito interessante para o CAPS receber futuros médicos como também para os estudantes conhecerem o serviço do CAPS.
Janaína Chianca, médica psiquiatra do CAPS Sudeste

Ao fim do encontro, os alunos foram presenteados pela administração com uma linda pintura feita à mão. A obra faz parte de um projeto do CAPS que integra o plano de tratamento dos usuários. Além disso, receberam um certificado de “amigos do CAPS II Sudeste”, atestando a ação realizada pelo grupo.
A iniciativa não apenas beneficiou diretamente os usuários do CAPS Sudeste, mas também proporcionou uma experiência educacional enriquecedora para os estudantes de Medicina do UNIFSA, reforçando a importância da integração comunitária e do cuidado integral à saúde.
