A primeira turma de Medicina do Centro Universitário Santo Agostinho concluiu a disciplina “Projeto Extensão, Pesquisa e Ensino I” de forma especial e inspiradora nesta sexta-feira (6). Durante o semestre, os estudantes participaram de uma série de projetos, ações e atividades de cunho social, não apenas na disciplina, mas também em outras do período. Como resultado dessas vivências, os alunos produziram portfólios que destacam a relevância dessas experiências para a formação acadêmica e humanística. Divididos em oito equipes, também realizaram uma ação social principal, documentada em vídeos apresentados durante esta última aula.
Esses materiais foram avaliados pelos professores doutores Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, que ministra a disciplina “Projeto Extensão, Pesquisa e Ensino I”, e Alisson Dias Gomes, responsável pela disciplina “Método Científico e Medicina Baseada em Evidências I”. Ambos destacaram a qualidade e o compromisso dos alunos em integrar o conhecimento acadêmico à prática social, alinhando-se aos valores de formação humanizada e inovadora promovidos pelo UNIFSA.
Nós estamos na finalização da disciplina, com apresentação dos resultados dos oito projetos de intervenção. Nesse dia os alunos estão fazendo a socialização dos resultados, tanto com apresentação de vídeos, relatos da vivência na disciplina por meio do portfólios, que foram construções coletivas, que ocorreram no decurso da disciplina.
Profa. Dra. Izabel Herika Gomes Matias Cronemberger, docente do UNIFSA
A apresentação das ações foi um momento de aprendizado, reforçando o protagonismo dos estudantes e o compromisso do curso de Medicina do UNIFSA em formar profissionais conscientes e preparados para atuar em uma sociedade em constante transformação, como a Ana Carolina Lima, estudante que também contribuiu para esse encontro e que levará consigo a experiência conquistada nessa primeira etapa da graduação.
Desde o primeiro dia de aula, com a professora Izabel Herika, nos foi mostrado o que é extensão universitária, o que é educação popular, seus princípios e nossa função como universitários dentro da sociedade. E hoje, no último dia de aula, estamos apresentando os resultados disso, que foi uma lição de vida para todos nós. Meu grupo mostrou um pouco do nosso portfólio, que foi tudo aquilo que construímos durante o período, e também mostrou o video do nosso projeto de intervenção “Cuidar de Quem Cuida”, que foi uma intervenção que a gente fez com mães cuidadoras de crianças com paralisia cerebral no Instituto Rizo.
Ana Carolina Lima, estudante de Medicina do UNIFSA