Alunos de Engenharia Civil aprovam trabalhos no IBRACON

Compartilhe!

Alunos e pesquisadores do Curso de Engenharia Civil do UNIFSA – Amanda Fernandes Pereira da Silva, Lilian Vitória Viana Lima Santos e Alefen Silva de Sousa, sob orientação do Prof. Me. Danilo Teixeira Mascarenhas de Andrade, tiveram trabalhos aprovados para apresentação no 62° Congresso Brasileiro do Concreto, que ocorrerá de 1 a 4 de setembro de 2020, em Florianópolis – SC. O evento, um dos mais importantes do país, discutirá o Uso e operação das estruturas de concreto na construção civil.

De acordo com o professor Danilo Andrade, essa é uma turma de discentes já tiveram trabalhos científicos premiados no V Encontro Regional de Estudantes de Engenharia Civil (EREEC 2018), evento que reuniu estudantes dos estados no Norte e Nordeste do Brasil, e que foi realizado em Teresina, entre os dias 15 a 17 de agosto de 2018. Para o professor, essa foi uma das turmas que mais produziu pesquisas no curso de engenharia civil. “E nós, professores, teremos muito trabalho para superar com outras turmas o número de publicações que eles conseguiram ao longo do curso, juntamente com os alunos que têm acesso ao laboratório de materiais de construção, fazendo as pesquisas de iniciação científica, seja para os projetos oficiais da instituição (PIBIC e PIVIC), seja para pesquisas estimuladas por professores para publicações em outros eventos”, disse. Para ele, temos um curso onde a pesquisa é continuamente estimulada, “tanto pelos professores em sala de aula, e fora dela, respaldada pelo coordenador Ismeraldo e com recursos, que nunca deixaram de ser disponibilizados pelo UNIFSA”, afirmou o professor.

Os alunos do UNIFSA premiados no Encontro Regional de Estudantes de Engenharia Civil

Um dos trabalhos aprovados para apresentação no IBRACON é “Desempenho do concreto com adição de cinza do bambu”, de Amanda Fernandes Pereira da Silva e Lilian Vitória Viana Lima Santos, refere-se aos resultados de uma monografia de conclusão da Graduação em Engenharia Civil pelo UNIFSA, em 2019, e trata da indústria do cimento Portland, que tem se destacado devido à preocupação em relação ao meio ambiente e a emissão dos gases estufa, principalmente o dióxido de carbono. “Na construção civil, o emprego de materiais pozolânicos, como as sílicas, tornaram-se as novas alternativas sustentáveis nos meios de produção, mais precisamente em substituição parcial do cimento na confecção de concretos colaborando não somente na preservação do meio ambiente, mas como também na redução da quantidade de cimento”, informam os autores. O estudo teve como objetivo geral avaliar o desempenho do concreto com adição de cinza do bambu, analisando a consistência obtida após o processo de mistura de concreto com e sem adição de cinza, determinando a resistência à compressão aos 28 dias de cura do concreto convencional e com adição de cinza e avaliar a capacidade de absorção de água e teor de índice de vazios do concreto convencional e com adição de cinza. Os autores aferiram que a fluidez da matriz cimentícia é melhorada com a adição da cinza e que concretos com essas adições tendem a ser mais duráveis.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui