Alunos de Educação Física participam de palestra online com profissional do Rio de Janeiro

Compartilhe!

Os alunos do oitavo período do curso de Educação Física do Centro Universitário Santo Agostinho participaram, nesta quinta feira (25), de uma palestra sobre “Exercício físico: Prevenção, Tratamento e Controle em Sobreviventes de Câncer“, ministrada pela Dra. Jani Cleria Pereira Bezerra, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A atividade, que aconteceu na Sala de Inovação, foi aplicada na disciplina de Exercício Físico para Grupos Especiais II, lecionada pelo Prof. Dr. Antônio Carlos Leal Cortez.

Jani Bezerra possui Doutorado em Enfermagem e Biociências – PPGENFBIO – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Doutorado em Medicina do Esporte – Universidad Catolica Nuestra Senora de La Asuncion (2011) e Doutorado em Saúde Pública – Universidad Internacional Tres Fronteras (2014). . Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2002).

Atua como pesquisadora no Laboratório de Biociências da Motricidade Humana – LABMH – UNIRIO. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Aptidão Relacionada à Saúde e Qualidade de Vida, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia, fadiga oncológica, envelhecimento, qualidade de vida, autonomia, atividade física, saúde, exercício em medicina. 

Segundo o docente, é de extrema importância falar sobre a relação entre exercício físico e oncologia dentro da formação de profissionais em Educação Física, uma vez que os casos de câncer tendem a crescer no Brasil.

A palestra da Dra. Jani Bezerra vem de encontro às necessidades contemporâneas na formação de Profissionais de Educação Física na Saúde, uma vez que, segundo dados epidemiológicos do INCA, são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil para cada ano do triênio 2023-2025, com destaque para as regiões Sul. Sendo que já é consenso na comunidade científica que a atividade física praticada regularmente e orientada pelo profissional de Educação Física, tem impacto na redução do risco de câncer. Pesquisa realizada no Reino Unido diz que é possível quantificar quanto é possível reduzir, onde no câncer de mama, estima-se que a redução é de 40%.

Prof. Dr. Antônio Carlos Leal Cortez

Para o estudante Gustavo Coaracy, a palestra foi um momento único na graduação, pois trouxe ensinamentos sobre um tema importante para sua futura profissão.

A palestra foi importante para o entendimento de mais uma área de atuação da educação física, mostrar o quanto importante é o exercício físico mesmo para pessoas com um alto grau de limitação

Gustavo Coaracy, estudante de Educação Física do UNIFSA

O Ítalo Rene complementa a fala do colega lembrando que é essencial que todos os profissionais da área se capacitem e se atualizem sobre temas como esse.

Foi visto durante a palestra a importância de abrir nossa visão como profissional de Educação física, onde podemos nos capacitar não só como forma de proporcionar estética e sim na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Ítalo Rene, estudante de Educação Física do UNIFSA

Para finalizar, a Samantha Steffnny relaciona a prática da educação física com as pessoas sobreviventes de câncer.

A intervenção por parte dos profissionais de educação Fisica em relação aos pacientes oncológicos se traduzem como fator de qualidade de vida e saúde.

Samantha Steffnny, estudante de Educação Física do UNIFSA

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui