Alunos do curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho, campus Leste e Sul, participaram da Gincana “Estudos Vorazes – o Campeonato UNIFSA” nesta sexta-feira (7), e arrecadaram cerca de 01 tonelada de alimentos não perecíveis e 5 mil litros de água mineral. A atividade fez parte da disciplina de Direito Processual do Trabalho, ministrada pelo Prof. Me. Rodrigo Araújo Saraiva, e equivaleu à terceira avaliação da disciplina no semestre.
Para a disputa, foram criados dois times: o CLThanos – Distrito dos Celetistas, constituido pelos estudantes dos turnos manhã da Unidade Leste, e manhã e noite da unidade Sul, e o Distrito dos Escraviários, formado pelos alunos do turno tarde da unidade Sede. Cada equipe foi avaliada em quatro etapas:
1) Arrecadação de Alimentos e/ou Água para o Rio Grande do Sul – 03 pontos.
2) Perguntas e respostas – 02 pontos.
3) Defesa da temática: “A possibilidade do reconhecimento do vínculo empregatício na justiça do trabalho diante da subordinação algorítimica dos motoristas por aplicativo (fenômeno da uberização) – 03 pontos.
→ Time I: A FAVOR DO RECONHECIMENTO DO VÍNCULO EMPREGATÍCIO
→ Time II: A FAVOR DA LIBERDADE ECONÔMICA E TRABALHO AUTÔNOMO (NÃO
RECONHECIMENTO)
4) Aspectos Criativos e União do Time (nome da equipe, decoração, interação etc) – 01 ponto
A avaliação das equipes foi realizada por uma banca de jurados, formada por alunos do 10° período do curso e egressos da Instituição.
O intuito foi envolver a instituição como um todo, na medida do possível, então foram convidados alunos que estão saindo, no 10 período, e ex alunos formados pelo UNIFSA. Na próxima edição, esses que participaram dessa primeira gincana é quem serão os futuros jurados.
Prof. Me. Rodrigo Araújo Saraiva, docente de Direito do UNIFSA
Na ocasião, os alunos dedicaram seus esforços principalmente para a arrecadação de água e alimentos, uma das provas com maior quantidade de pontos. Ao todo, foram cerca de 5 mil litros de água e 01 tonelada de alimentos reunidos para doação à vitimas do Rio Grande do Sul.
Para Rodrigo Saraiva, a gincana, além de ser uma forma dinâmica de testar o aprendizado dos alunos, é uma atividade avaliativa com cunho humanitário.
Não podemos, enquanto professor, alunos, instituição, sociedade civil em geral, deixar de contribuir para o acesso mínimo à alimentação e água ao qual o RS vem necessitando. Sob outro prisma, de forma mais interna, foi muito importante para os alunos verem que a sua dedicação, seja nos estudos habituais, seja em projetos pessoais ou coletivos, os leva a perceber resultados inimagináveis. A movimentação no penúltimo período de curso também foi algo bacana de perceber, a animação, a felicidade estava estampada no rosto de todos. Por fim, uma atividade diferenciada como essa finca o UNIFSA na memória dos seus discentes. Eles disseram que essa atividade os marcou na jornada acadêmica e, assim, fico feliz em dizer que contribuí para essa memória afetiva que todos vamos levar para sempre.
Prof. Me. Rodrigo Araújo Saraiva, docente de Direito do UNIFSA
A equipe vencedora da noite foi a Distrito dos Escraviários, que conquistou cinco pontos, enquanto os CLThanos ficaram com quatro pontos.