Aluno apresenta estudo PIBIC na 41° Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica

Compartilhe!

O estudante de Odontologia do Centro Universitário Santo Agostinho, Matheus Moraes Saraiva, apresentou sua pesquisa “Sistema Microemulsionado Biocompatível para Tratamento de Hipossalivação em Pacientes Submetidos à Radioterapia de Cabeça e Pescoço” na 41° Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, realizada pela Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia – SBPqO. O trabalho é fruto do Programa de Bolsa de Iniciação Científica da Instituição, que, por meio do Núcleo de Iniciação a Pesquisa – NIP, visa desenvolver habilidades científicas em sua comunidade interna.

O UNIFSA, com o Programa de Bolsa de Iniciação Científica, foi um dos principais responsáveis pelo andamento da pesquisa. Desde as etapas iniciais de seleção, como também no repasse de materiais. Além disso, quero deixar expresso a importância do incentivo da instituição com o projeto e a pesquisa científica em geral. Desde o apoio na participação de eventos nacionais como também na retirada de dúvidas relacionados ao programa de iniciação científica. É de fato muito animador estudar em uma instituição que preza pela contratação de um corpo docente de Mestres/Doutores preocupados com essa área do ensino. O meu orientador Prof. Me. Marcondes Cavalcante foi e é um dos grandes incentivadores para eu estar realizando pesquisa e é muito importante saber que a instituição qualifica e incentiva profissionais preocupados em desenvolver habilidades no corpo discente.

Matheus Moraes Saraiva, aluno de Odontologia do UNIFSA

Matheus, que concluirá sua graduação em 2025.2, realiza pesquisas na área de estomatologia e farmácia, em parceria com Laboratório de Dermofarmácia da UFPI (Ladermo), onde desenvolve formulações farmacêuticas que contribuem na qualidade de vida social. Com isso, sua pesquisa propicia uma alternativa farmacológica para a melhora no quadro clínico de pacientes com câncer, que já estão sistemicamente comprometidos, além de evitar dano a células de glândulas salivares nas terapias utilizadas para o enfrentamento de neoplasias da região de cabeça e pescoço.

Para ele, levar esse trabalho para além dos muros do UNIFSA ampliou seus conhecimentos em relação ao universo científico.

Fazer pesquisa é algo muito desafiador, nós sabemos que a quantidade de recursos financeiros e tecnológicos as vezes dificulta o desenvolvimento de certos projeto. Mesmo com essas limitações estruturais, saber que meu trabalho foi reconhecido em um evento de pesquisa nacional como um dos três melhores nessa linha de pesquisa e com um potencial de impacto o na qualidade de vida de pacientes, pessoalmente é muito significativo. Ter conhecimento que através da pesquisa é possível contribuir para bons desfechos em melhoria da qualidade de vida e promoção de saúde é algo que me deixa muito animado e academicamente é algo que venho me dedicando. A participação do SBPqO, mudou totalmente a forma como penso pesquisa acadêmica. Como foi um evento a qual reuniu vários pesquisadores de todo o país, pude entender o lado profissional de fazer pesquisa, elucidando dúvidas sobre possíveis áreas a qual eu pretendo seguir no futuro, perceber no que eu posso melhorar nessa reta final de graduação, mas não menos importante, saber que estou participando de um movimento de avanço, junto com outros alunos-pesquisadores, em estudos na Odontologia.

Matheus Moraes Saraiva, aluno de Odontologia do UNIFSA

O UNIFSA parabeniza Matheus por essa grande conquista acadêmica. Somos orgulhosos do profissional de excelência que está se tornando.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui