Alunas do curso de Direito publicam artigo em Anais do I Seminário de Ciências Criminais e Literatura da PUCRS

Compartilhe!

As alunas do 5° período, Flávia Cristina Rodrigues de Carvalho e Vitória Geovana Sarmento Cardoso, do curso de bacharelado em Direito do UNIFSA publicaram o artigo “Análise do Sistema Carcerário e dos Direitos Fundamentais dos Presos, a partir da obra Carandiru” nos anais do I Seminário de Ciências Criminais e Literatura da PUCRS.

O artigo escrito pelas discentes e apoiado pela Ma. Rosália Maria Carvalho Mourão, trata sobre a inaplicabilidade das leis, principalmente sobre o que é abordado na Constituição Federal (1988) e na Lei de Execução Penal, as quais garantem os direitos básicos à população privada de liberdade e o descaso estatal e apatia por grande parte da sociedade que não se empenham em executar eficientemente a lei expressa.

Segundo as estudantes, o interesse de escrever sobre o assunto surgiu nas aulas introdutórias da disciplina de “Direito e Literatura”, a partir da professora Rosália, a qual apresentava autores e obras majoritariamente brasileiras que conseguiam levar o leitor a um cenário que não é visto geralmente pelas pessoas no dia a dia. Assim sendo, passaram a pensar em usar o livro “Estação Carandiru” do escritor Drauzio Varella no artigo.

A temática escolhida foi o Sistema Prisional de Regime Fechado Brasileiro Masculino e o livro foi utilizado para a comparação entre a realidade vivida pelo médico no Carandiru e o sistema carcerário atualmente. Mostrando se houve evolução, estagnação ou retrocesso.

Sem dúvida uma publicação como essa para gente é algo único e essencial. Creio que para qualquer curso, qualquer área, uma publicação de um artigo e o ato de escrever um artigo ´é de extrema importância. São visões que vão se ampliando, porque a gente teve que pesquisar, estudar em cima disso. E ter um artigo publicado nos anais de um instituição de tanta relevância, que é a PUC do Rio Grande do Sul, é algo que faz com que a gente se motive cada vez mais a continuar escrevendo, a ter uma relação mais íntima com a pesquisa e do projeto de extensão. Não posso deixar de pontuar a importância da professora Rosália para o nosso processo de aprendizado, de interesse, de incentivo que era a nossa professora de “Direito e Literatura”. Durante os primeiros períodos ela mostrou esse seminário em sala para que a gente percebesse que ali era uma oportunidade perfeita para começar o âmbito de escrever artigos. Ela sempre focou muito nessa essência, sempre estar se atualizando e sempre estar em contato frequente com esses projetos.

Vitória Geovana Sarmento Cardoso, co-autora do artigo e discente do curso de Direito UNIFSA

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui