A aluna Jacyara Pinheiro Morais Barros do Nascimento, do curso de Odontologia do UNIFSA, apresentou na XXI Jornada Odontológica do Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (JOCAPE) seu trabalho intitulado “Manejo odontológico de paciente com deficiência intelectual por intoxicação por caladium bicolor: relato de caso”.
Anualmente o Centro de Atendimento a Pacientes Especiais (CAPE) promove a JOCAPE, uma jornada de apresentação de estudos, pesquisas e atualização de informações, através de palestras com convidados brasileiros e estrangeiros. Essa se baseia em multiplicação dos conhecimentos adquiridos, a outros cirurgiões-dentistas, no sentido de viabilizar a instalação de outros centros semelhantes por todo o Brasil.
Jacyara conta que o caso relatado surgiu enquanto atendia na Clínica de Pacientes Especiais e Idosos, uma paciente com deficiência intelectual (DI) provocada, provavelmente, pela intoxicação de uma planta. A DI é um dos transtornos neuropsiquiátricos mais frequentes que afeta funções cognitivas, motoras, sociais e de linguagem. Quando a ela é adquirida, ou seja, é não-congênita, há um grande impacto na esfera familiar, pois esta terá que se adequar a uma nova realidade.
A planta, Caladium bicolor (tinhorão), é uma das espécies da família Araceae, a qual a “Copo-de-Leite” também faz parte, responsável por casos de intoxicação em todo o mundo, já que apresenta cristais de oxalato de cálcio em todas as partes da planta.
Nós recebemos pacientes que necessitam de atendimento, mas que não conseguiram ter esse atendimento devido a pandemia e por alguns profissionais já formados não quererem atender pacientes com esse perfil. Atendemos pacientes de perfil variado e além de ser um desafio para nós, não cuidamos apenas dos pacientes mais também de seus familiares que chegam na clínica com várias dúvidas e angustiados por alguns pacientes estarem sentindo dor. Então esse tipo de atendimento é complexo, mas é recompensador. Além disso, tomamos muitos cuidados devido alguns pacientes tomarem certos tipos de medicamentos, terem algumas doenças que necessitam de uma atenção especial, de alguns perfis (como autismo) que necessitam de uma atenção maior e, principalmente, realizar orientações para os cuidadores, pois eles tem um papel fundamental na manutenção da saúde oral dos pacientes.
Jacyara Pinheiro Morais Barros do Nascimento, aluna de Odontologia UNIFSA atuante no Clínica de Pacientes Especiais e Idosos
Para ela, poder apresentar seu trabalho na JOCAPE foi muito especial, pois os avaliadores ficaram curiosos sobre o caso e queriam tirar muitas dúvidas. O principal questionamento que levantaram sobre a comprovação da deficiência intelectual ser causado pela intoxicação da planta caladium bicolor.
Respondi que eu estava buscando seu laudo no HGV (Hospital Getúlio Vargas) em que foi internada no tempo que aconteceu, só que é um processo um pouco demorado, mas que antes de apresentar o caso em um próximo evento em que irei concluir sua reabilitação, pretendo estar com o laudo comprovando que sua deficiência foi provocada pela intoxicação pelo caladium bicolor. Atualmente estou conversando com um dos diretores do HGV, estamos buscando seus registros de quando foi internada.
Jacyara Pinheiro Morais Barros do Nascimento, aluna de odontologia atuante no Clínica de Pacientes Especiais e Idosos