A aluna Jadna Silva Franco, do curso de Odontologia no UNIFSA, é a mais nova integrante da Liga Nacional de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (LNCTBMF) da SOBRACIBU (Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial). “No dia 09 de outubro de 2020 fui selecionada, através do processo seletivo, para ser membro da liga e me tornei sócia da mesma. No dia 22 de janeiro de 2021 fui selecionada para ser Representante da liga no Estado do Piauí”, conta a estudante.
A Liga Nacional de Cirurgia foi criada pela SOBRACIBU com o objetivo de ampliar ainda mais esse atendimento pelo país, sendo a primeira liga do Brasil voltada para essa área. “Fiquei muito feliz e agradecida pela oportunidade de entrar para Liga como membro e representante no Estado do Piauí. O ganho de experiência e aprendizado na Cirurgia é maravilhoso, possibilita a discussão de diversos casos clínicos com Mesa Redonda, palestras, simpósios, conhecer a CTBMF em outros países com relatos de profissionais da área”, explica Jadna.
Emocionada pela conquista, a aluna agradece ao Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA e a LNCTBMF pelo grande incentivo aos estudos, produções científicas com artigos publicados em Revistas, Capítulos de livros em diversas editoras, anais, trabalhos aprovados e apresentados em jornadas, encontros, simpósios, eventos de odontologia, participação de monitorias. “Obrigada a Deus e aos docentes da UNIFSA”, disse, destacando o apoio fundamental dos docentes do UNIFSA, especialmente, na orientação, estímulo e apoio. Ela cita a Profa.Dra. Maria do Amparo Veloso Magalhães, a Profa.Dra. Celbe Patrícia Porfírio Franco Silva, a Profa.Ma.Ana Kelma Cunha Gallas, a Profa.Dra. Liana Dantas da Costa e Silva e o Prof. Dr. Nelson Jorge Carvalho Batista como docentes de disciplinas básicas e específicas que fomentaram a pesquisa, estimulando a publicação de artigos em periódicos. “Também sou grata à parceria científica com o aluno e amigo Rafael Bezerra dos Santos”, disse.
Jadna Franco tem se destacado como uma das jovens pesquisadoras mais produtivas do curso, tendo publicado trabalhos, recentemente, em mais de 10 periódicos e revistas nacionais.
O trabalho “Atuação do cirurgião-dentista no atendimento a pacientes portadores de paralisia cerebral”, foi publicado no periódico Brazilian Journal of Development, enquanto que os estudos “Tratamento Odontológico de Pacientes com Hemofilia e Doença de Von Wilebrand”, e o trabalho: “Angina de Ludwig: Complicação Infecciosa da Região de Cabeça e Pescoço”, foram publicados pela publicado na revista Ciências da Saúde: Teoria e Prática.
Outros trabalhos foram publicados, recentemente, como capítulos de livros. É o caso da pesquisa “Análise Clínica e Terapêutica do Tumor Odontogênico: Ameloblastoma” foi aprovada para publicação no livro “Práticas Preventivas e Práticas Curativas na Medicina, da Editora Atena. E o trabalho “Câncer oral condições socioeconômicas e fatores associados: Uma revisão integrativa” que foi publicado como capítulo no livro “Tópicos em Ciências Sociais Volume 3”, da Editora Poisson. Outro trabalho, em capítulo de livro, é “Atendimento Odontológico em Pacientes com Autismo: Uma Revisão Sistemática”, como Capítulo do livro Pediatria – Experiências Profissionais e Relatos de Caso, editado pela Editora Pasteur.
Satisfeita com os rumos de sua carreira acadêmica, Jadna diz que a pesquisa científica é uma área fascinante e a busca pelo conhecimento é fundamental para formação de um bom profissional, pois favorece, entre outras coisas, a análise crítica, a proatividade, a maturidade intelectual e a melhoria na capacidade de solucionar problemas. “No âmbito da Odontologia, fiquei instigada a realizar pesquisas nos diversos campos da cirurgia bucomaxilofacial, dentística, patologia bucal, radiologia odontológica, periodontia, materiais dentários e pacientes com necessidades especiais… o objetivo desses estudos é auxiliar na tomada de decisões clínicas no manejo do cuidado ao paciente”, explica.