Aluna de Odontologia no UNIFSA é a representante do Piauí na Liga Nacional de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da SOBRACIBU

Compartilhe!

A aluna Jadna Silva Franco, do curso de Odontologia no UNIFSA, é a mais nova integrante da Liga Nacional de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial (LNCTBMF) da SOBRACIBU (Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial). “No dia 09 de outubro de 2020 fui selecionada, através do processo seletivo, para ser membro da liga e me tornei sócia da mesma. No dia 22 de janeiro de 2021 fui selecionada para ser Representante da liga no Estado do Piauí”, conta a estudante.
A Liga Nacional de Cirurgia foi criada pela SOBRACIBU com o objetivo de ampliar ainda mais esse atendimento pelo país, sendo a primeira liga do Brasil voltada para essa área. “Fiquei muito feliz e agradecida pela oportunidade de entrar para Liga como membro e representante no Estado do Piauí. O ganho de experiência e aprendizado na Cirurgia é maravilhoso, possibilita a discussão de diversos casos clínicos com Mesa Redonda, palestras, simpósios, conhecer a CTBMF em outros países com relatos de profissionais da área”, explica Jadna.

Jadna Silva Franco, do curso de Odontologia no UNIFSA, representa o Piauí na Liga Nacional de Cirurgia e Traumatologia

Emocionada pela conquista, a aluna agradece ao Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA e a LNCTBMF pelo grande incentivo aos estudos, produções científicas com artigos publicados em Revistas, Capítulos de livros em diversas editoras, anais, trabalhos aprovados e apresentados em jornadas, encontros, simpósios, eventos de odontologia, participação de monitorias. “Obrigada a Deus e aos docentes da UNIFSA”, disse, destacando o apoio fundamental dos docentes do UNIFSA, especialmente, na orientação, estímulo e apoio. Ela cita a Profa.Dra. Maria do Amparo Veloso Magalhães, a Profa.Dra. Celbe Patrícia Porfírio Franco Silva, a Profa.Ma.Ana Kelma Cunha Gallas, a Profa.Dra. Liana Dantas da Costa e Silva e o Prof. Dr. Nelson Jorge Carvalho Batista como docentes de disciplinas básicas e específicas que fomentaram a pesquisa, estimulando a publicação de artigos em periódicos. “Também sou grata à parceria científica com o aluno e amigo Rafael Bezerra dos Santos”, disse.

Jadna Franco tem se destacado como uma das jovens pesquisadoras mais produtivas do curso, tendo publicado trabalhos, recentemente, em mais de 10 periódicos e revistas nacionais.
O trabalho “Atuação do cirurgião-dentista no atendimento a pacientes portadores de paralisia cerebral”, foi publicado no periódico Brazilian Journal of Development, enquanto que os estudos “Tratamento Odontológico de Pacientes com Hemofilia e Doença de Von Wilebrand”, e o trabalho: “Angina de Ludwig: Complicação Infecciosa da Região de Cabeça e Pescoço”, foram publicados pela publicado na revista Ciências da Saúde: Teoria e Prática.
Outros trabalhos foram publicados, recentemente, como capítulos de livros. É o caso da pesquisa “Análise Clínica e Terapêutica do Tumor Odontogênico: Ameloblastoma” foi aprovada para publicação no livro “Práticas Preventivas e Práticas Curativas na Medicina, da Editora Atena. E o trabalho “Câncer oral condições socioeconômicas e fatores associados: Uma revisão integrativa” que foi publicado como capítulo no livro “Tópicos em Ciências Sociais Volume 3”, da Editora Poisson. Outro trabalho, em capítulo de livro, é “Atendimento Odontológico em Pacientes com Autismo: Uma Revisão Sistemática”, como Capítulo do livro Pediatria – Experiências Profissionais e Relatos de Caso, editado pela Editora Pasteur.

Satisfeita com os rumos de sua carreira acadêmica, Jadna diz que a pesquisa científica é uma área fascinante e a busca pelo conhecimento é fundamental para formação de um bom profissional, pois favorece, entre outras coisas, a análise crítica, a proatividade, a maturidade intelectual e a melhoria na capacidade de solucionar problemas. “No âmbito da Odontologia, fiquei instigada a realizar pesquisas nos diversos campos da cirurgia bucomaxilofacial, dentística, patologia bucal, radiologia odontológica, periodontia, materiais dentários e pacientes com necessidades especiais… o objetivo desses estudos é auxiliar na tomada de decisões clínicas no manejo do cuidado ao paciente”, explica.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui