ACE do curso de Direito finaliza semestre com apresentação de documentários sobre Direitos Humanos

Compartilhe!

O curso de Direito do Centro Universitário Santo Agostinho encerrou mais um semestre da Atividade Curricular de Extensão “Direito Humanos”, realizada com os alunos do terceiro período e ministrada pelo Prof. Me. Jhon Kennedy Lisbino. Na manhã desta sexta-feira (6), a turma se reuniu para exibir os documentários produzidos por cada grupo na Sala de Conferência do II, e contou com a presença das docentes doutoras Maria do Socorro Moura Costa e Wirna Maria Alves da Silva.

Essa ACE tem como objetivo fomentar e promover a dignidade humana a partir da análise de casos que foram julgados pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, envolvendo países como Brasil, México e Chile. A proposta dos minidocumentários foi de apresentar casos que repercutiram internacionalmente no continente americano, a partir de violações a direitos humanos previstos na maior carta de Direitos Humanos do nosso continente: o pacto San José da Costa Rica. Cada um dos casos demonstra a vulnerabilidade a qual grupos estão submetidos. Nós tivemos como apresentações casos relativos a trabalho análogo à escravidão, caso de violência contra a mulher, caso de violência de gênero e caso de violência contra pessoas com deficiência.

Prof. Me. Jhon Kennedy Lisbino, docente de Direito do UNIFSA

Os documentários apresentados foram: Fazenda Brasil Verde, Caso Ximenes Lopes, Caso Gonzales e Outras vs. México, e Caso Karen Atala Riffo, no qual Erika Veloso foi uma das estudantes a analisá-lo.

O tema do documentário do meu grupo foi o caso Karen Atala Riffo, uma juíza chilena que enfrentou a perda da guarda de suas filhas por ser lésbica. Esse caso emblemático trouxe à tona a discriminação enfrentada pela comunidade LGBTQIA+ e a luta pelos direitos humanos. Para enriquecer minha pesquisa e trazer uma perspectiva mais aprofundada, tive a oportunidade de entrevistar Marinalva Santana, coordenadora do grupo Matizes, uma importante ativista e referência na defesa dos direitos da comunidade LGBTQIA+ no estado do Piauí. A conversa foi extremamente enriquecedora e trouxe reflexões sobre os desafios enfrentados por pessoas LGBTQIA+ no acesso à justiça e no reconhecimento pleno de seus direitos. Esse tema é fundamental para minha formação, porque aborda questões centrais sobre igualdade, inclusão e justiça social. Me ajudou a compreender as implicações legais e sociais da discriminação e como essas dinâmicas impactam a vida de milhares de pessoas, especialmente no contexto de um sistema judicial que muitas vezes reflete os preconceitos da sociedade.

Érika Veloso, aluna de Direito do UNIFSA

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui