O I Congresso Internacional Ciência e Sociedade, que acontece de 04 a 07 de outubro, terá uma programação recheada de incríveis palestras. E às 14h do dia 06 de outubro, ocorrerá uma delas: a palestra “A esperança diante do adoecimento e morte: manejo e possibilidades do profissional de saúde”, no formato remoto. Confira quem integrará esta mesa:
A Profa. Dra. Zaida Charepe é doutora em enfermagem, e mestre em duas áreas: em Enfermagem, pelo Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa, e em Comunicação em saúde pela Universidade Aberta. É pesquisadora no âmbito do cuidar da criança em contexto de hospitalização e doença crônica, além de ajuda mútua, esperança e inquérito apreciativo. Zaida também se dedica à docência sendo professora auxiliar no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS/ICP).
Quem também marcará presença é a Profa. Dra. Ana Carolina Andrade Biaggi Leite. Ela é doutora pelo Programa Interunidades de Doutoramento em Enfermagem da Escola de Enfermagem (EE) e Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), tendo sua tese premiada com menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2022. Em sua jornada acadêmica também conta um doutorado sanduíche, a Universidad de Navarra, Pamplona, Espanha, de 11/2018 até 04/2019, como bolsista do Programa PDSE – Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior, com fomento da CAPES. Ela pesquisa principalmente os temas: esperança; enfermagem pediátrica, condições crônicas, enfermagem oncológica, enfermagem familiar; saúde da criança e do adolescente e estudos com família, além da experiência clínica no contexto de sala de vacinas.
A Profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga é o terceiro nome cotado para essa palestra. Ela é doutora em Ciências com dupla titulação (co-tutela) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) – Brasil e pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) – Portugal (2017). Atualmente, é docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Santo Agostinho. Willyane tem experiência na área de enfermagem, com ênfase em saúde da criança e do adolescente e enfermagem pediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos com família, enfermagem familiar, saúde da criança e do adolescente, enfermagem pediátrica, condições crônicas e espiritualidade na área da saúde.