Egressos do Curso de Farmácia do UNIFSA são aprovados na seleção de Mestrado na UFPI

Compartilhe!

A pós-graduação stricto sensu, em qual categoria estão os mestrados e doutorados, é encarada como uma etapa desafiadora, em que muitos concorrem, mas poucos são os escolhidos. Por isso, a notícia de que cerca de 5 alunos do curso de Farmácia do UNIFSA conquistaram vagas em competitivos mestrados na área, causou comoção.

Clailson da Silva Pinheiro, Vinícius Duarte e Maria de Fátima Dias de Macedo Campelo, no Mestrado em Farmacologia, e Ramires Feitosa de Freitas e Gabriel Gomes, no Mestrado em Ciências Farmacêuticas, estão nesse seleto grupo de egressos que irão cursar uma pós-graduação stricto sensu no biênio 2021-2023. “É algo que nos deixa bastante alegres, porque são alunos, que ainda na graduação, já eram excelentes: bem participativos e com muito interesse pela pesquisa”, afirmou o prof Joubert Aires, que acompanhou o resultado do processo de seleção com muita alegria. “Inclusive, o Vinícius era bolsista PIBIC, e o Clailson, era orientando do prof. Charlyton. Também feliz por estes alunos terem despertado interesse pela farmacologia, que é uma disciplina ministrada por mim e pela profa Alessandra”, conta.

Clailson Pinheiro vai estudar as Folhas de Taraxacum officinale L

Clailson Pinheiro escolheu como tema de pesquisa no mestrado, a Análise da Possível Atividade do Extrato Etanólico das Folhas de Taraxacum officinale L na Motilidade Intestinal e Secreção Gástrica de Camundongos. Para o egresso, a Taraxacum officinale L, que pertence à família Asteraceae e é popularmente conhecida como Dente-de-Leão e Amargosa, apresenta grande importância em relação à ação farmacológica e como alimento, sendo fonte de vários princípios ativos e substâncias de valor alimentício, como vitaminas e sais minerais. A planta possui efeito diurético e é muito indicada para transtornos hepáticos, além de apresentar propriedades levemente laxantes, estimulantes da secreção de suco gástrico e atividade colerética. Em seu estudo, o jovem pesquisador pretende confirmar ou contrapor hipóteses sobre os possíveis efeitos do extrato etanólico das folhas de Taraxacum officinale L, para posteriores e maiores análises, a fim de expandir para novas descobertas relacionadas ao produto, viabilizando a sua utilização como novo medicamento fitoterápico para tratamento de problemas gastrointestinais.

O egresso afirma que sua trajetória com a pesquisa começou no 5° período do curso de Farmácia, especialmente, quando participou pela primeira vez do programa de monitoria, atuando, como monitor das disciplinas de Química orgânica 1, Química orgânica 2, Bioquímica na enfermagem e Química Farmacêutica Medicinal. Foi nessa experiência que ele ensaiou os primeiros passos da docência. Criou diversos grupos de estudo, onde ministrava aulas de revisão para os alunos dos períodos anteriores. “No curso de Farmácia, desde então, a paixão pela docência e pesquisa foram crescendo cada vez mais dentro de mim”, relata. Com o auxilio dos professores Joubert Aires e Charllyton Senna, ele diz que conseguiu desenvolver mais habilidades na área da pesquisa e da docência. “Fiz trabalhos na área da análise in silico, com o professor Charllyton Senna, que me ajudaram bastante ao longo da minha caminhada durante o curso. Pude trabalhar com diversas ferramentas computacionais que abriram minha mente para que eu pudesse chegar até o mestrado na UFPI e expor toda a minha trajetória acadêmica que desenvolvi no UNIFSA ao longo desses cinco anos enquanto egresso do curso de Farmácia”, relata.

Maria de Fátima Campelo busca alternativas para o tratamento da leishmaniose

Também selecionada para cursar o Mestrado em Farmácia, Maria de Fátima Dias de Macedo Campelo diz que durante toda a graduação buscou participar de cursos de extensão, monitorias, trabalhos científicos, dentre outros. “O Centro Universitário Santo Agostinho propiciou diversas oportunidades nesse sentido, provendo a estrutura e condições necessárias para realização dessas atividades bem como professores qualificados, incentivadores e que, com certeza, fizeram total diferença na minha formação acadêmica”, atesta.
Maria de Fátima Campelo irá pesquisar o uso combinado de drogas a partir de produtos naturais para o tratamento da leishmaniose. Ela conta que a seleção do mestrado foi realizada em três fases: a prova discursiva, a entrevista com a banca e a análise de currículo. “A tranquilidade para atravessar as etapas do mestrado eu adquiri com as experiências na apresentação de trabalhos em congresso e semanas científicas e, também, pelo amor que tenho com a pesquisa”, disse. Maria Campelo conta que sempre teve o foco em mestrado, ”

Ramires Freitas irá pesquisar o reequilíbrio metabólico no tratamento da obesidade

Ramires Feitosa de Freitas, egresso do curso de Farmácia, cursará o Mestrado em Ciências Farmacêuticas na UFPI, na Linha de Pesquisa: Produção e Controle de Qualidade e uso de Fármacos e Medicamentos, onde irá pesquisar o desenvolvimento in silico de agonistas os receptores PPAR aplicados ao tratamento de obesidade.
Ramires está muito animado com a possibilidade de contribuir para um maior conhecimento sobre a obesidade, que representa um grave problema de saúde pública global, que também impacta a Economia, em todo mundo, em torno de 2 trilhões de dólares. Ramires está focado nas opções de tratamentos voltados ao reestabelecimento do equilíbrio metabólico, que são considerados promissores no controle de peso. “Assim, o desenvolvimento de moléculas agonistas dos receptores PPAR representa uma alternativa no tratamento da doença”, revela.

O egresso diz que o interesse pela pesquisa está presente desde o início da graduação, em 2014. “Sempre me senti incentivado pelos professores a não apenas me dedicar com esmero ao curso, mas também a me dedicar à pesquisa, a crescer profissionalmente no contexto acadêmico”, revela. Ele diz que, com o apoio e ajuda dos professores e de colegas de turma, chegou a publicar muitos trabalhos em congressos, capítulos de livros e a ganhar premiações. “Fui bolsista do Programa de Iniciação Científica e monitor de algumas disciplinas ao longo do curso e foram experiências como estas, engrandecedoras, que contribuíram muito para meu desenvolvimento profissional e pessoal”, disse.
Atualmente aprovado no mestrado do Programa de Ciências Farmacêuticas da UFPI, Ramires se alegra com o início de uma nova etapa em sua trajetória acadêmica. “Por isso, agradeço a Deus, minha família, ao UNIFSA e, especialmente, aos meus professores, queridos mestres que hoje tenho a honra de chamar colegas de profissão; por todos os ensinamentos, conselhos, apoio e exemplo de ética e compromisso que tanto acrescentaram ao meu crescimento profissional e tanto contribuíram para o êxito que hoje comemoro”.

Vinícius Duarte irá contribuir para o Tratamento de Enfisema Pulmonar

Com o tema de pesquisa Avaliação do Potencial Terapêutico de Frações do Extrato de Anadenanthera Colubrina no Tratamento de Enfisema Pulmonar Experimental em Rattus Norvegicus , o egresso Vinícius Duarte pretende contribuir para o tratamento do enfisema pulmonar, cuja ocorrência pode se tornar ainda mais grave em pacientes com diabetes mellitus ou doenças cardiovasculares. “Considerando a importância etnofarmacológica de Anadenanthera colubrina no tratamento de enfermidades inflamatórias pulmonares, por comunidades tradicionais do nordeste brasileiro bem como a necessidade de desenvolvimento de terapias mais eficientes para o tratamento de enfisema pulmonar”, explica. No mestrado, Vinícius irá analisar o potencial terapêutico de frações do extrato etanólico de A. colubrina no tratamento de enfisema pulmonar experimental em Rattus norvegicus e realizar a purificação de substancias presentes na(as) fração(ões) com efeitos terapêuticos relevantes afim de determinar suas estruturas.

Vinícius conta que o seu currículo acadêmico, construído durante o curso de Farmácia no UNIFSA, contribuiu para sua aprovação no mestrado. “Durante o curso, tive uma grade curricular completa que me forneceu amplo conhecimento técnico na área. Além disso, fui bolsista por duas vezes do programa institucional de bolsas de iniciação científica (PIBIC) e, apesar de possuir algumas limitações, foi onde pude vivenciar de perto a rotina na pesquisa cientifica e adquirir experiência em laboratório, que foi de grande valia na minha aprovação no mestrado em farmacologia na UFPI”, diz.

Vinícius lembra que sua conquista deve muito aos seus professores. “Mesmo com a grade curricular completa e com os programas institucionais, que fornecem aos alunos as ferramentas necessárias para seguirem pela área acadêmica, acredito que o que mais me influenciou e inspirou a trilhar por esse caminho foram os ótimos professores que tive”, revela. Nesse sentido, ele agradece ao seu orientador de pesquisa no PIBIC, o professor Wellington dos Santos; o orientador de TCC, prof. Charllyton Sena, e os professores Joubert Aires e Alessandra Camilo, que ministraram as disciplinas de farmacologia, área em que ele pretende se especializar.

Gabriel Gomes: estudos sobre a Romã.

Estudar os efeitos do fruto da Romãzeira (Romã) no tratamento de Câncer é a grande aposta do egresso Gabriel Gomes. Recém-aprovado no Mestrado em Ciências Farmacológicas na UFPI, ele irá realizar uma avaliação in Sílico e in vivo das Características Farmacocinéticas e Toxicológicas de Ácido Elágico Purificado, presente na estrutura do fruto da Romã. Segundo ele, foi observado uma atividade antiproliferativa do Romã (Punica Granatum L) nas células do câncer. “A atividade do Ácido Elágico foi avaliado em vários tipos de células cancerosas humanas como de pele, esôfago e de colón, sendo eficiente no combate a células neoplásicas, resultado de uma participação desse metabolito em várias reações do DNA prevenindo a instabilidade genômica que pode levar ao câncer e induzindo a ativação de vias apoptóticas”, explica. Assim, durante o mestrado, Gabriel Gomes pretende avaliar as características farmacocinéticas e toxicológicas do extrato de Ácido Elágico derivado do romã, utilizando análises in vivo como o teste de micronúcleo baseado nos protocolos da OECD em associação com análises in sílico de ferramentas da bioinformática. A associação dos estudos busca apresentar resultados mais completos e confiáveis.

Gabriel Gomes diz que o seu percurso acadêmico no UNIFSA contribuiu para que alcançasse uma vaga nesse mestrado. “Fui aluno pesquisador do núcleo de iniciação á pesquisa da faculdade por um período superior a dois anos, fui monitor disciplinar, monitor de eventos científicos, participei de projetos de extensão além de ter a oportunidade de integrar grupos de estudos que geraram publicações que me deixam muito orgulhoso”, disse. O egresso acredita que a graduação é o primeiro passo do profissional na definição de sua área, mas o mestrado e o doutorado sempre foram seus objetivos. “Então busquei me preparar desde cedo e me cercar de grandes profissionais que graças a Deus me prepararam muito bem. Então, se hoje consegui essa aprovação no mestrado do programa de ciências farmacêuticas da UFPI foi por influência destes grandes mestres que tive a honra de conhecer”, acredita.  Para ele, é um novo caminho que se inicia. “Pesquisa é algo que requer todo o seu foco e atenção, na maioria das vezes você irá lidar com muitos problemas, porém aquele curto tempo de contemplar o trabalho realizado fará tudo valer a pena”, disse.  

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui