XXVII Encontro Pedagógico do UNIFSA inicia dia 25/01 discutindo o trabalho docente eficiente

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A programação do XXVII Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA começou na segunda, dia 25 de janeiro, com a Mesa Acadêmica que teve como tema: “Formação de professores: prospectivas conceituais e metodológicas para um trabalho docente eficiente”. O cerimonial da noite foi feita pelo professor Me. Edjofre Coelho, membro do NUAPE – Núcleo de Apoio Pedagógico, organizador do evento.

Professores Patrick e Patrese cantando “Antes Que Seja Tarde”

A noite começou o show dos professores Patrick e Patrese Quelemes, que cantaram a música de Ivan Lins, “Antes Que Seja Tarde”, trazendo uma importante mensagem de esperança: “com força e com vontade, A felicidade há de se espalhar/ Com toda intensidade”. A mensagem da música veio em um momento importante, depois de um ano tão desafiador.

Coordenadora do NUAPE UNIFSA, professora Maria Vilani Ribeiro.

Após o momento musical, a professora Maria Vilani Ribeiro, coordenadora do NUAPE – Núcleo de Apoio Pedagógico, falou aos participantes. “O encontro Pedagógico 2021.1 cujo tema central é: Educação Superior em foco: Construindo Espaços Dialógicos para Ressignificação da Prática Docente, visa ajustar-se aos novos paradigmas culturais, comportamentais e tecnológicos, construindo espaços dialógicos para ressignificar a prática docente”, disse.
Em sua fala, ela se referiu à cultura digital, trabalhada pela instituição, e que passa, necessariamente, pela transformação. “Isso pressupõe um novo perfil docente capaz de envolver e motivar os estudantes nas trilhas de aprendizagem, compartilhamento de ideias e devolutivas, assegurando uma motivação para produção acadêmica que implica em aprender a conhecer, fazer, conviver e ser”, defendeu.

Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva .

A Pró-Reitora de Ensino, Antonieta Lira e Silva, saldou os professores do UNIFSA pelo início do novo semestre letivo. “Em 2020, rapidamente respondemos a uma crise que se impôs em todo o mundo e que exigiu muito de nós: novos paradigmas, novas competências e novas formas de ensinar e de aprender, mais alinhadas à Era Digital”. Segundo ela, o uso das tecnologias foi a única alternativa de fazer com que a Educação não parasse.
Para a Pró-Reitora de Ensino, a pandemia do Covid-19 pode ser entendida como um catalisador, que destacou a necessidade de mudança educacional em direção “a modelos e práticas mais flexíveis, que melhor respondessem à complexidade e à imprevisibilidade da sociedade atual, mais interconectada, fluída, e marcada por baixa tolerância à frustração, imediatismo e, por vezes, dificuldade com autorresponsabilização”.
Para ela, tivemos um 2020 diferente, desafiador, desorganizador e, por que não dizer, reorganizador. “De fato, terminamos 2020 diferentes… acredito que melhores, mais cientes, inclusive, de novas possibilidades”, refletiu.
As boas notícias é que a instituição se prepara para voltar à presencialidade em fevereiro. “Estamos voltando de forma remota com as aulas teóricas, mediadas por tecnologias, mas com todas as aulas práticas presenciais em toda a instituição. E isso é um grande avanço”, disse.
Antonieta Lira disse ainda que essa é uma determinação institucional e será reavaliada a cada semana, para ter um retorno cauteloso e seguro para todos. “Estamos vivendo a iminência da vacinação em massa e de um retorno à ‘normalidade’, mas ainda estamos em uma pandemia. Precisamos seguir cuidando uns dos outros. “, disse.

Pró-Reitor administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira .

O Pró-Reitor administrativo e Financeiro, Átila de Melo Lira começou sua fala enaltecendo o trabalho da Pró-Reitora de Ensino neste ano de 2020. “A Antonieta foi testada, liderando uma instituição com 500 funcionários, neste ano tão difícil. Em 2020, em 17 de março, tivemos que suspender as aulas e parar a instituição. Foi desafiador para o setor administrativo, para nossos professores e alunos. mas conseguimos finalizar um semestre e começar outro, de forma totalmente remota”, disse. O pró-reitor explica que o UNIFSA irá iniciar o semestre 2021.1 com todas as atividades práticas presenciais. “E quem sabe, muito em breve, estaremos recebendo mais alunos de forma presencial, o que vai depender das autoridades sanitárias do Brasil e do Estado do Piauí”, disse.
O pró-reitor falou, ainda, que a instituição já está completamente preparada para receber os alunos de forma presencial: “Temos um comitê de enfrentamento à Covid e preparamos a instituição de forma física. Fizemos a sanitização de toda a instituição, organizamos a orientação visual e as marcações de distanciamento, e isso, em todos os setores”, disse. A novidade é que os laboratórios de informática voltam a funcionar no horáriuo acadêmico, à disposição, tanto para as aulas práticas como para os alunos para fazerem suas atividades. A biblioteca também retorna a ser aberta aos estudantes, utilizando protocolos específicos de acesso aos livros, empréstimos e devoluções.

Mesa de abertura do XXVII Encontro Pedagógica do UNIFSA.

A professora Joara Delane, membro do NUAPE UNIFSA, apresentou a conferência da noite, “Formação de professores: prospectivas conceituais e metodológicas para um trabalho docente eficiente”, com a professora Esp. Regina Maria Bomfim Soares e a professora Ma. Jovina da Silva.
Com a fala inicial da mesa acadêmica, a profa. Regina Bomfim disse que o corpo docente do UNIFSA se superou neste ano marcado pelo distanciamento social devido à pandemia do Covid 19. “Nós estamos hoje, aqui, com força e vontade. Por isso, adorei a música inicial, que casou bem com a mensagem que traremos hoje aqui. Queremos enfatizar a caminhada que viemos trilhando, desde a Faculdade Santo Agostinho até o Centro Universitário Santo Agostinho é marcada por um olhar para o futuro”, disse. Ela falou sobre a educação em uma perspectiva prospectiva, que é a base do projeto de formação continuada dos professores do UNIFSA, desenvolvido desde 2005. “A formação continuada é a coragem de aprender, é a coragem da autoformação”, resumiu. “Nós precisamos estar nos atualizando, sempre”.

Professora Regina Bomfim, uma das palestrantes da mesa de abertura.

A última fala da noite foi da professora Jovina Silva, que abordou a questão da formação docente. “É preciso que os professores dominem a sua área do conhecimento. Tudo o que nós aprendemos agora em 2020 se constitui um acervo enorme. Mas o ‘fazer’ precisa de ‘atitude’, da tomada de decisão e de renovação”, afirmou. Ela apresentou uma provocação sobre como será a formação do docente nos tempos atuais. Ela acredita que o docente é convidado a cada momento a se reinventar, como agora, devido à pandemia da Covid 19. “Temos que encontrar novas estratégias e múltiplas estratégias estão sendo usadas para atender a esse momento em que não dá para continuar se aglomerando, por exemplo”, disse.
Para a tutora, no mundo atual, tanto para o educador como para o educando, é importante a competência digital para participar ativamente de uma sociedade digital, com mediação da competência socioemocional, como se tornou uma exigência no momento atual.

Professora Jovina Silva, tutora do NUAPE, encerrou com sua fala, a primeira noite do evento.

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