Incentivo a Produção Audiovisual – Cinema

Compartilhe!

O Centro Universitário Santo Agostinho patrocinou o filme Flor de Abril, do diretor Cícero Filho, que começou a ser produzido em 2010 e estreou em dezembro de 2011, no Teatro da Assembléia. O filme teve uma temporada de exibição no Cine Riverside, no período de 2 a 8 de dezembro 2011 e em abril/maio de 2012, estreou nos cinemas de São Luís.

O filme aborda assuntos como a violência contra a mulher e as buscas frustradas do ser humano pelo amor.

INCENTIVO AO CINEMA PIAUÍ/MARANHÃO

O Centro Universitário Santo Agostinho acredita e incentiva o cinema nordestino, disponibilizando recursos, cedendo o uso de suas instalações para produção e equipamentos de filmagem. Um dos grandes beneficiados por essa política é o cineasta Cícero filho, produtor, diretor e roteirista maranhense, nascido na cidade de Pedreiras – MA, mas formado em Jornalismo na instituição. De aluno a funcionário, Cícero filho recebeu a ajuda da FSA na produção de três filmes.

FILME ENTRE O AMOR E A RAZÃO (2006)
Em 2006, a instituição patrocinou o filme “Entre o Amor e a Razão. O filme conta a história sofrida de uma família de baixa renda, no interior do Maranhão, com renda abaixo da linha de pobreza, que sobrevive do extrativismo do babaçu. O chefe de família decide ir para a cidade grande, deixando a família, que sofre com a separação, a humilhação, o êxodo rural, e a injustiça social.

A instituição ainda ajudou na divulgação do filme, cedendo uma campanha em outdoors que foi veiculada na cidade.

FILME AI QUE VIDA (2007)
Em 2007, o Centro Universitário Santo Agostinho voltou a patrocinar um filme de Cícero Filho, desta vez a comédia “Ai Que Vida”. As comunidades interioranas do estado Maranhão e do Piauí participaram integralmente da produção do filme, gravado especialmente nas cidades: Esperantinópoles (MA), Timon (MA), São Francisco do Maranhão (MA), Poção e Pedras (MA), Teresina (PI) e Amarante (PI). Sucesso incondicional de público, “Ai que Vida” tem sua força na história repleta de picardia. As histórias fazem o espectador rir, chorar, se emocionar e também refletir sobre os valores morais das personagens. Muitos outros temas são abordados nessa proposta inovadora de fazer arte no Maranhão e Piauí. A filantropia, o caráter e a ética do ser humano, o amor, o respeito ao próximo e os valores familiares são aspectos trabalhados no filme, porém, a mais importante vertente é a “politicagem” no interior do Brasil, contribuindo, de maneira crítica, embora não panfletária e partidária, para a valorização da cidadania.
O filme de Cícero Filho, lançado em setembro de 2007, foi sucesso imediato de bilheteria. Estreou nos dois cinemas de Teresina e circulou por várias cidades do Piauí e Maranhão, e em festivais da Paraíba e Brasília. Por meio de um patrocínio do Governo do Estado, o filme chegou a produzir 300 cópias de DVDs, precariamente distribuídas nas locadoras da cidade. Mas foi o suficiente para que, em poucos meses, o filme se tornasse uma febre entre os camelôs de Teresina, e chegasse a outras cidades, espalhadas por atravessadores e fãs do filme.

FILME CURTA-METRAGEM “DÊ UMA XANXA AO AMOR” (2010)
Produção em curta-metragem de Cícero Filho é a comédia Dê uma Xanxa ao Amor, que discute relacionamentos, mas interessa-se mesmo é mostrar como vive a mulher nordestina: quebrando coco babaçu para sobreviver. O curta estreou no primeiro semestre de 2010.

Compartilhe!

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui