8° live do Conexão com o Mundo aborda Teorias da Enfermagem e práticas portuguesas na área

Compartilhe!

A oitava live do projeto Conexão com o Mundo, do Centro Universitário Santo Agostinho, aconteceu nesta terça-feira (29/11), e abordou o Uso das Teorias da Enfermagem na Fundamentação do Cuidado ao Cliente.

A oitava live do projeto Conexão com o Mundo, do Centro Universitário Santo Agostinho, aconteceu nesta terça-feira (29/11), e abordou o Uso das Teorias da Enfermagem na Fundamentação do Cuidado ao Cliente. O momento, organizado pela coordenação do curso de Enfermagem, foi mediado pela Profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga e ministrado pela Profa. Dra. Zaida Charepe, da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (Portugal).

Zaida é professora Associada, Coordenadora do Gabinete de Mobilidade e Relações Internacionais no ICS (Lisboa). Membro da Comissão da Qualidade da UCP e Representante da Qualidade do ICS (Lisboa). Membro do Conselho Científico Nacional e investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do ICS da UCP. 

Esse momento é uma oportunidade de estendermos uma preocupação para nós, que representamos uma classe profissional, nesse caso a Enfermagem, é um privilégio podermos conversar.

Profa. Dra. Zaida Charepe, Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa

Iniciando a aula, a convidada lembrou que, para tratar do tema principal da live, é preciso introduzi-lo com a epistemologia da Enfermagem.

Na realidade, quando falamos em Teorias da Enfermagem, falamos concretamente no conhecimento científico. E essa reflexão sobre minha perspectiva, naturalmente, começa com questões de Enfermagem: o que é, e como ela se desenvolve. A epistemologia é o “como” do desenvolvimento do conhecimento. Na Enfermagem, a epistemologia inclui as visões ou ismos epistemológicos e os padrões de conhecimento da disciplina e profissão.

Profa. Dra. Zaida Charepe, Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa

Ao longo da live, além das Teorias da Enfermagem, Zaida explicou sobre Padrões de Conhecimento (contributos na e para a transferibilidade do conhecimento para a prática profissional), Raciocínio Clínico (a estrutura conceptual como fundamento dos planos de cuidados ao cliente) e Conhecimento Disciplinar (como recurso ao uso da evidência nos cuidados efetivos ao cliente).

Para comprovar o nível dos estudos realizados em Portugal acerca do assunto, Zaida adicionou à sua apresentação exemplos de artigos científicos que possuem objetos de estudo relacionados às Teorias da Enfermagem, à pratica clinica e o cuidado aos clientes.

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui