A oitava live do projeto Conexão com o Mundo, do Centro Universitário Santo Agostinho, aconteceu nesta terça-feira (29/11), e abordou o Uso das Teorias da Enfermagem na Fundamentação do Cuidado ao Cliente. O momento, organizado pela coordenação do curso de Enfermagem, foi mediado pela Profa. Dra. Willyane de Andrade Alvarenga e ministrado pela Profa. Dra. Zaida Charepe, da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (Portugal).
Zaida é professora Associada, Coordenadora do Gabinete de Mobilidade e Relações Internacionais no ICS (Lisboa). Membro da Comissão da Qualidade da UCP e Representante da Qualidade do ICS (Lisboa). Membro do Conselho Científico Nacional e investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS) do ICS da UCP.
Esse momento é uma oportunidade de estendermos uma preocupação para nós, que representamos uma classe profissional, nesse caso a Enfermagem, é um privilégio podermos conversar.
Profa. Dra. Zaida Charepe, Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa
Iniciando a aula, a convidada lembrou que, para tratar do tema principal da live, é preciso introduzi-lo com a epistemologia da Enfermagem.
Na realidade, quando falamos em Teorias da Enfermagem, falamos concretamente no conhecimento científico. E essa reflexão sobre minha perspectiva, naturalmente, começa com questões de Enfermagem: o que é, e como ela se desenvolve. A epistemologia é o “como” do desenvolvimento do conhecimento. Na Enfermagem, a epistemologia inclui as visões ou ismos epistemológicos e os padrões de conhecimento da disciplina e profissão.
Profa. Dra. Zaida Charepe, Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa
Ao longo da live, além das Teorias da Enfermagem, Zaida explicou sobre Padrões de Conhecimento (contributos na e para a transferibilidade do conhecimento para a prática profissional), Raciocínio Clínico (a estrutura conceptual como fundamento dos planos de cuidados ao cliente) e Conhecimento Disciplinar (como recurso ao uso da evidência nos cuidados efetivos ao cliente).
Para comprovar o nível dos estudos realizados em Portugal acerca do assunto, Zaida adicionou à sua apresentação exemplos de artigos científicos que possuem objetos de estudo relacionados às Teorias da Enfermagem, à pratica clinica e o cuidado aos clientes.