A 3ª live do Conexão com o Mundo 2024, trouxe como tema o mercado global do Engenheiro de Software. O evento contou com a presença do Prof. Me. Fabricio Lemos, Engenheiro de Software residente em Toronto, Canadá, que compartilhou suas experiências durante sua graduação na área e oportunidades de crescimento que teve durante sua carreira .
O professor destacou as vastas oportunidades atuais na Tecnologia da Informação em comparação com 2004, quando se graduou em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará. Ele enfatizou que, com o desenvolvimento contínuo da TI, as possibilidades de expansão de conhecimento e crescimento na carreira são hoje muito maiores.
Relembrando sua trajetória acadêmica, Fabrício comentou que, em suas palavras, não era um aluno com notas exemplares, mas mesmo assim descobriu sua paixão pela Engenharia de Software. Optou pela prática profissional em vez da carreira acadêmica, buscando estágios e participando de projetos importantes, como o da Sony Ericsson. Projeto o qual era focado na programação para celulares antes da era dos smartphones bombar com Androids e iPhones, durou quatro meses e resultou em um artigo apresentado na Conferência Brasileira de Banco de Dados, consolidando seu interesse na área prática.
Fabrício ressaltou a importância das conexões com professores durante a graduação. Ele explicou que essas conexões podem abrir portas significativas no mercado de trabalho, já que muitos professores têm contatos valiosos com empresas e ex-alunos.
“Eu acredito que se alinhar com os professores é muito importante. Muitos professores têm contatos com empresas e ex-alunos que agora já estão trabalhando. Então, uma recomendação de um professor desses que tem esses contatos, que está há mais tempo que você na área conta muito. Essa rede de contatos me ajudou muito a chegar onde estou.”
Prof. Me. Fabrício Dias Alves Lemos, palestrante.
Além disso, Fabrício incentivou a busca por um mestrado para complementar o currículo, destacando que isso ajuda na comunicação e na pesquisa, permitindo um aprofundamento maior em determinados assuntos de interesse. Enfatizou a necessidade de inovação contínua para se destacar na carreira. Encorajou os participantes a buscarem e proporem técnicas inovadoras, ressaltando que a inovação deve ser uma característica intrínseca de quem deseja crescer no competitivo mercado de Engenharia de software.
O palestrante contou também que durante sua trajetória atuou como Auditor Fiscal na Secretaria da Fazenda do Ceará e percebeu que queria uma experiência na iniciativa privada. No entanto, na época, a cidade de Fortaleza não oferecia uma renda satisfatória para esse tipo de experiência, o que o levou a buscar oportunidades fora do Brasil. Decidiu ir para o Canadá em busca de emprego e Suas experiências em diversos projetos paralelos o ajudaram a lidar com a procura de emprego no Canadá e a se estabilizar por lá.
A pandemia da COVID-19, por sua vez, trouxe a oportunidade do trabalho remoto, abrindo novas possibilidades para projetos e colaborações em todo o mundo, o que tem sido uma vantagem para profissionais da área de engenharia de software como Fabrício.
A 3ª live do Conexão com o Mundo 2024 ofereceu uma oportunidade para estudantes e profissionais da Tecnologia da Informação aprenderem com a experiência de um profissional bem-sucedido no cenário internacional. A trajetória do professor Me. Fabrício Lemos é um exemplo de que, com determinação, contatos e um espírito inovador, é possível alcançar grandes conquistas na Engenharia de Software.
CONEXÃO COM O MUNDO
É um ciclo de palestras, conversas e debates com estrangeiros e/ou brasileiros vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino do exterior, sendo uma iniciativa do Núcleo de Relações Internacionais em parceria com outros setores e instâncias do Centro Universitário Santo Agostinho (UNIFSA) para trazer de modo prático e real o mundo acadêmico e científico para dentro do UNIFSA por meio da tecnologia de informação e comunicação.
A cada semestre será desenvolvido um ciclo com quatro atividades (palestras, conversas e/ou debates) com estrangeiros e/ou brasileiros vinculados a instituições de pesquisa e/ou ensino do exterior, além de fomentar a participação de docentes e discentes do UNIFSA em eventos acadêmicos internacionais, promovidos pela instituição bem como também por outras.