30° Encontro Pedagógico aborda “O aprender a aprender no Ensino Superior: caminhos para a autonomia discente”

Compartilhe!

O 30° Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira, 23 de janeiro, e vai até o dia 30 do mesmo mês. Com o lema O aprender a aprender no Ensino Superior: caminhos para a autonomia discente, o evento traz cinco dias de oficinas, palestras, mesas redondas e muito mais.

O 30° Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira, 23 de janeiro, e vai até o dia 30 do mesmo mês. Com o lema O aprender a aprender no Ensino Superior: caminhos para a autonomia discente, o evento traz cinco dias de oficinas, palestras, mesas redondas e muito mais.

A abertura do encontro teve início às 18h, no Auditório Clóvis Melo do anexo do II, e contou com a presença de autoridades, como a reitora da instituição, Antonieta Lira Silva, a Coordenadora Administrativa e Financeira, Indira Lira, e o Diretor de Ensino, Edjôfre Coelho de Oliveira. 

Durante a noite de abertura, a reitora Antonieta Lira Silva comentou sobre a importância dos alunos “aprenderem a aprender”.

“Estamos falando de como eles podem se tornar protagonistas no processo de aprendizagem, entendendo os procedimentos essenciais para se apropriarem de qualquer tipo de conteúdo no decorrer de suas vidas. Dessa forma, teremos não apenas bons alunos do UNIFSA. Teremos profissionais capacitados para seguirem aprendendo diante das adversidades e desafios do dia a dia. Assim, estaremos cada vez mais alinhados com o cumprimento da nossa missão”.

Antonieta Lira e Silva

Às 19h, ocorreu a palestra sobre “O aprender a aprender no Ensino Superior: caminhos para a autonomia discente”, ministrada pela  Profa. Ma. Emanuelly Pereira de Araújo. Na ocasião, a palestrante destacou diferentes formas de aprendizado e seus obstáculos. 

“A maioria dos jovens da graduação não sabem estudar de forma correta, e isso pode acabar causando o adoecimento mental. Logo, isso é uma questão de base, porém o ensino superior acaba tendo o papel de ensinar a como estudar corretamente”. 

Profa. Ma. Emanuelly Pereira de Araújo

Durante toda a semana o corpo docente participou de oficinas sobre “Práticas educativas e saberes pedagógicos: caminhos diretivos pelo plano de ensino e aprendizagem”.

Oficina 1 – O instrumento de avaliação de curso: ampliando os horizontes da gestão

Mesa redonda: Inclusão e diversidade no Ensino Superior

Oficina 3 – INOVA UNIFSA: a experiência do curso de Engenharia de Produção

Lançamento do Congresso Internacional Ciência e Sociedade – CICS 2023

Indicadores da Avaliação Institucional: relatório da avaliação docente pelos discentes

As redes sociais como relacionamentos e ferramentas pedagógicas

Oficina 4: Práticas educativas e saberes pedagógicos: caminhos diretivos pelo plano de ensino e aprendizagem

Oficina 5: Práticas educativas e saberes pedagógicos: caminhos diretivos pelo plano de ensino e aprendizagem

Oficina 6: Práticas educativas e saberes pedagógicos: caminhos diretivos pelo plano de ensino e aprendizagem

Oficina 7 – Núcleo de Prática Jurídica virtual: inovação e possibilidades

Oficina 8 – Práticas educativas e saberes pedagógicos: caminhos diretivos pelo plano de ensino e aprendizagem

Oficina 12 – Práticas educativas e saberes pedagógicos: caminhos diretivos pelo plano de ensino e aprendizagem

Compartilhe!

outraS NOTÍCIAS

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support
Quer falar com o UNIFSA? Comece aqui