O 30° Encontro Pedagógico do Centro Universitário Santo Agostinho iniciou nesta segunda-feira, 23 de janeiro, e vai até o dia 30 do mesmo mês. Com o lema O aprender a aprender no Ensino Superior: caminhos para a autonomia discente, o evento traz cinco dias de oficinas, palestras, mesas redondas e muito mais.
A abertura do encontro teve início às 18h, no Auditório Clóvis Melo do anexo do II, e contou com a presença de autoridades, como a reitora da instituição, Antonieta Lira Silva, a Coordenadora Administrativa e Financeira, Indira Lira, e o Diretor de Ensino, Edjôfre Coelho de Oliveira.
Durante a noite de abertura, a reitora Antonieta Lira Silva comentou sobre a importância dos alunos “aprenderem a aprender”.
“Estamos falando de como eles podem se tornar protagonistas no processo de aprendizagem, entendendo os procedimentos essenciais para se apropriarem de qualquer tipo de conteúdo no decorrer de suas vidas. Dessa forma, teremos não apenas bons alunos do UNIFSA. Teremos profissionais capacitados para seguirem aprendendo diante das adversidades e desafios do dia a dia. Assim, estaremos cada vez mais alinhados com o cumprimento da nossa missão”.
Antonieta Lira e Silva
Às 19h, ocorreu a palestra sobre “O aprender a aprender no Ensino Superior: caminhos para a autonomia discente”, ministrada pela Profa. Ma. Emanuelly Pereira de Araújo. Na ocasião, a palestrante destacou diferentes formas de aprendizado e seus obstáculos.
“A maioria dos jovens da graduação não sabem estudar de forma correta, e isso pode acabar causando o adoecimento mental. Logo, isso é uma questão de base, porém o ensino superior acaba tendo o papel de ensinar a como estudar corretamente”.
Profa. Ma. Emanuelly Pereira de Araújo
Durante toda a semana o corpo docente participou de oficinas sobre “Práticas educativas e saberes pedagógicos: caminhos diretivos pelo plano de ensino e aprendizagem”.