O último dia do 2° Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade do Centro Universitário Santo Agostinho aconteceu nesta quinta-feira (7), e contou com momentos especiais, que deram respaldo e emoção ao encerramento do evento.
A princípio, durante todo o dia, a apresentação de 134 trabalhos em Grupos Temáticos (GTs), formados por alunos e professores, abordando os mais variados temas sociais, marcaram o último dia de CBCS. O momento proporcionou, aos pesquisadores, aprendizagem e amadurecimento no campo científico.
Logo em seguida, às 18h30, a Conferência de encerramento “COMO DIFUNDIR RESULTADOS DE PESQUISA POR MEIO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DE ALTO IMPACTO?”, moderada pelo Prof. Me. Robert Maurício de Oliveira Araújo, da equipe UNIFSA, abriu a noite. No encontro, o Conferencista Valtencir Zucolotto, Professor Doutor do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), tratou de assuntos do universo científico, como a produção de artigos, o conceito do termo “cientista” e até mesmo as características que leva um profissional da área.
“O cientista é uma das profissões mais gratificantes, por vários motivos. Primeiro porque é uma das profissões onde o fruto do seu trabalho pode rapidamente, diretamente, raptar a vida de alguém para o bem. Pode haver benefícios para a sociedade. E é uma profissão que eu recomendo para todos, é uma profissão apaixonante. Eu sempre gosto de lembrar duas características importantes, que fazem do cientista, um bom cientista. Elas são: curiosidade e criatividade. Sem essas características, um cientista não é mais cientista”.
Prof. Dr. Valtencir Zucolotto
Após o último encontro acadêmico do Congresso, Maria Antonieta Lira e Silva, pró-reitora de Ensino do UNIFSA e Presidente do Comitê Organizador do CBCS 2021, deu as palavras finais do evento, agradecendo e parabenizando, com emoção, todos os presentes, participantes e colaboradores.
“O desafio é encerrar, fazer o encerramento de um evento que foi construído coletivamente, de forma colaborativa, por pessoas que são apaixonadas pela educação, apaixonadas em defender a ciência e todas as suas possibilidades. A gente tinha o desafio que era fazer o segundo congresso em um cenário completamente diferente de tudo que nós podíamos imaginar, que era em meio a uma pandemia. E em uma nova perspectiva, mas também desafiadora, que é um evento todo na modalidade remota. Mas, mesmo diante dos desafios, nossa opção sempre é seguir em frente, nunca parar, nunca desistir. Com encerramento do CBCS, nós demonstramos mais uma vez a nossa capacidade de adaptabilidade e de superação”
Pró-Reitora de Ensino – Maria Antonieta Lira e Silva
Para fechar a noite da melhor forma possível, o 3.º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, que acontecerá em dois anos, foi lançado, e um vídeo com os melhores momentos do 2° CBCS foi exibido. Confira, na íntegra, o video de encerramento:
Por fim, o UNIFSA agradece a participação de todos que marcaram presença no 2º Congresso Brasileiro Ciência e Sociedade, e aguarda ansiosamente pela terceira edição em 2023.