As medidas sanitárias de controle da pandemia obrigaram milhões de empresas, em todo o mundo, a se moverem para a modalidade online, entre elas, as instituições de ensino.
E não foi fácil. Professores e alunos tiveram que adaptar de forma rápida e inescapável às exigências dos novos meios. Professores, tiveram que preparar e ministrar suas aulas no ambiente doméstico, com todos os desafios práticos e técnicos que esse processo acarretou. Alunos, das mais diferentes idades, também enfrentaram situações desafiadoras, como ter acesso às aulas por meio de plataformas digitais e se adequar aos novos dispositivos técnicos.
Para as instituições de ensino superior, como o UNIFSA, isso implicou em uma mega operação, iniciada de forma geral, no dia 25 de março de 2020, com a substituição das aulas presenciais por aulas mediadas por tecnologias digitais.
Sob a liderança da Pró-Reitoria de Ensino, Antonieta Lira e Silva, a migração da sala de aula presencial para o ambiente virtual virou um “case” de sucesso. Há anos, a instituição vem investindo no Ambiente Virtual de Aprendizagem, o AVA, e conta com um setor próprio para essas iniciativas, o Núcleo de Ensino a Distância, NEAD.
Para a coordenadora do NEAD UNIFSA, profa. Ma. Eldelita Águida, ao longo dos anos, os investimentos em capacitação do corpo docente no uso dessas ferramentas se repercutiram positivamente na hora de proceder a transição das atividades acadêmicas para o ambiente virtual. “Nosso modelo de atuação está se consolidando a cada dia. Ganhamos expertise e ampliamos nos últimos meses, a utilização de ferramentas digitais e metodologias capazes de gerar maior engajamento”, disse.
A professora Marta Freitas, tutora pedagógica do NEAD/UNIFSA, reconhece que foram essas ações, calcadas ao longo do tempo, que possibilitaram que o UNIFSA contornasse o imenso desafio de fazer a migração para as plataformas digitais, de forma rápida e organizada, seguindo as recomendações do MEC e do Ministério da Saúde. Foi essa expertisse que possibilitou a continuidade do semestre letivo, utilizando o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, que tem como suporte a plataforma Blackboard.
A aprendizagem mediada por tecnologias é uma prática pedagógica que permite a realização de aulas, via webconferência ou transmitida de um estúdio, mas sempre ao vivo, em tempo real, com a participação direta da audiência, também de forma síncrona. E é essa sincronicidade entre a transmissão e a recepção se torna obrigatória nessa modalidade de ensino e aprendizagem. a partir de um local de transmissão, para qualquer lugar em que o aluno esteja.
Para uma melhor condução desse processo de ensino, as equipes técnicas e pedagógicas do NUAPE e NEAD realizam treinamentos e reuniões de orientação sobre as ferramentas disponíveis na plataforma. “Como integrante dessas equipes, tenho acompanhado em ‘home office’ a condução das disciplinas no AVA, e orientado por meio de mensagens (whatsApp), de webconferências realizadas no próprio Ambiente e, ainda, usando tutoriais disponibilizados pelo UNIFSA”, explica Marta Freitas. Segundo ela, essas estratégias têm sido eficazes no objetivo de atender ao planejamento de ensino e aprendizagem, para que não haja comprometimento com a aprendizagem dos estudantes, primando sempre pela qualidade do ensino, marca do UNIFSA.
No UNIFSA, no epicentro da experiência de Aprendizagem Mediada por Tecnologias, está a Blackboard, um sistema de gerenciamento de aprendizado usado por, aproximadamente, 17.000 escolas e organizações em 100 países, e por 80% por cento das principais instituições acadêmicas de todo o mundo. Com uma interface intuitiva e dinâmica, a plataforma possui inúmeras funcionalidades: não apenas permite aulas inovadoras, com recursos instigantes, como estimula a interação por meio de fóruns, chats e a possibilidade do aluno de participar, em tempo real, das aulas que assiste, em completa interação. Além disso, os alunos podem acessar os materiais elaborados pelo próprio professor da disciplina, rever as aulas gravadas, e acessar uma ampla biblioteca digital.
Para o psicólogo e pedagogo Edjofre Coelho, tutor pedagógico dos cursos de Arquitetura e Psicologia no UNIFSA, a pandemia pegou a todos de surpresa e exigiu uma adequação urgente na maneira de ensinar e de aprender. “O UNIFSA destacou-se no cenário das instituições de ensino superior por possuir uma equipe gestora e docente à frente de seu tempo, já acostumada com as habilidades exigidas no cenário virtual e preocupada em oferecer aos alunos os melhores suportes para minimizar ao máximo as intempéries trazidas pela pandemia”, disse.
Para Edjofre, o resultado foi visível: cumprimento da carga horária, acompanhamento discente próximo e humano e comprometimento com uma formação eficiente e de qualidade. Ele diz que o ensino mediado por ferramentas tecnológicas tem sido a saída utilizada em tempos de crise na saúde humana. “As plataformas digitais têm possibilitado, cada vez mais, possibilidades várias para que professor e aluno estejam bem próximos, embora distantes fisicamente”, diz. Segundo ele, a plataforma que utilizamos no UNIFSA, a Blackboard, tem possibilitado uma série de recursos para que os alunos dos mais diversos cursos continuem tendo contato com os conteúdos curriculares. “Vez ou outra é comum notarmos instabilidades, recusas, inseguranças… contudo, o ensino consegue se aproximar quase que na totalidade daquele mediado em sala de aula física. Ao aluno é exigido um pouco mais de disciplina e concentração, uma vez que ele está em um ambiente doméstico, e isso lhe facilita acesso paralelo a outras atividades”, explica.
O professor está convicto de que a grande maioria dos alunos está conseguindo acessar todas as atividades, participar de todas as webconferências, executar as atividades propostas e organizar os estudos nos horários das aulas, porque a plataforma Blackboard também permite ao aluno ter acesso ao conteúdo em outros horários além dos das aulas. “Os professores também estão se desafiando, aprendendo a manusear ferramentas até pouco tempo atrás desconhecidas, mas percebemos o encantamento e a alegria em poder continuar ministrando aulas na segurança de seus lares e colaborando para que todos os alunos também estejam seguros e saudáveis”, disse.
“A Plataforma BlackBoard é uma plataforma completa, que ajuda a reunir as interações presenciais e também virtuais, bem como um conjunto de ferramentas adequadas para oferecer uma experiência de aprendizagem mais eficaz”, atesta o prof. Me. Antônio Carlos Leal Cortez, coordenador do curso de Educação Física. Para ele, de fato, não se pode confundir o uso da Plataforma BlackBoard, nesse momento, com o Ensino a Distância (EaD), uma vez que o EaD é uma modalidade de ensino em que professores e alunos não precisam estar fisicamente no mesmo ambiente e ao mesmo tempo para que ocorra a aprendizagem. “Ou seja, ao invés de todos se encontrarem em uma sala de aula (on-line), com dia e hora marcados, cada um estuda em um horário diferente, com encontros on-line uma vez por semana”, explica.
Antônio Carlos Leal Cortez é um entusiasta dessa ferramenta. “Minha experiência com a Plataforma BlackBoard está sendo fantástica. Estamos conseguindo uma grande adesão por parte dos alunos, uma vez que as aulas podem ser assistidas (on-line) pelo smartphone, tablete, notebook ou PC. Além disso, o professor dispõe de várias ferramentas tecnológicas, como: testes, exercícios, chats on-line para tirar dúvidas, criação de desafios entre os alunos entre outras funções, bem como a gravação das aulas, onde dessa forma o aluno terá acesso a aula que foi ministrada a qualquer momento para fortalecer o aprendizado”, relata.
Professores do UNIFSA têm explorado diferentes ferramentas da Blackboard, com bons resultados. É o que diz o professor Carlos Eduardo Leal, do curso de Psicologia: “uma das ferramentas, em especial, tem garantido uma excelente interação com a turma: a webconferência. Nosso grande desafio ao utilizar a mediação da plataforma é promover uma aprendizagem construtiva, que seja significativa e duradoura. Percebo que isso tem sido possível, sobretudo, pela instantaneidade da comunicação na webconferência, a qual tem sido somada a uma série de recursos que podem ser integrados na experiência didática, simulando, de forma muito próxima, o contexto da sala de aula física”, diz.
O professor Dr. Francisco Adalberto do Nascimento Paz, que ministra aulas de Parasitologia, Microbiologia, Histologia, Fisiologia e Genética para vários cursos de Saúde no UNIFSA, comemora o uso da Blackboard, que permitiu a continuidade das atividades acadêmicas sem nenhum prejuízo aos discentes. “Tenho várias atividades com minhas turmas, como aulas por meio da ferramenta da Blackboard, a Collaborate Ultra, onde ocorre uma excelente participação de alunos. Também uso o fórum de discussão, com temas atuais, como covid-19. Também é possível fazer e resolver listas de exercícios, a construção de mapas mentais…. Estamos na mesmo padrão com as metodologias ativas, fazendo uma interação harmônica com nossos discentes, mantendo o padrão UNIFSA de qualidade. E percebo que um retorno muito positivo dos nossos alunos.