Cuidado com o próximo é uma das mais importantes funções de um profissional da saúde, que dedica sua carreira para viver com amor e responsabilidade, e o Projeto PERES, criado e coordenado pelo Prof. Me. Disraeli Reis da Rocha Filho, está há 15 anos sendo uma peça fundamental para a formação dos estudantes do Centro Universitário Santo Agostinho.
Fundado em 2007, o Projeto de Extensão Rural “Educação em Saúde”, mais conhecido como PERES, tem o objetivo de aproximar o aluno da realidade do Nordeste brasileiro, especialmente, no que concerne aos serviços públicos de saúde ofertados em municípios do interior do estado do Piauí, propiciando o desenvolvimento de comunidades carentes. O projeto também possibilita que alunos de cursos, de cursos como Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Nutrição, Odontologia, Farmácia e Psicologia, atuem como agentes comunitários de saúde em comunidades do interior do Estado, fazendo com que o conteúdo aprendido em sala de aula seja exercido em atividades práticas, ou seja, conectando os discentes.
Essa contribuição é bipartite. O município cresce, a cidade cresce, mas principalmente nós professores e alunos crescemos. É uma troca de experiência.
Prof. Me. Disraeli Reis Da Rocha Filho, coordenador e fundador do Projeto PERES
Nesses quinze anos de trabalho, diversos municípios da região piauiense foram visitados, principalmente aqueles com baixo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, em parcerias de execução realizadas entre as prefeituras e o UNIFSA. Ao todo, já foram 04 ações no Município de Vera Mendes, 01 ação em Itainópolis, 01 ação em Olho D’água do Piauí, 01 ação em Miguel Alves , 01 Ação em Miguel Leão , 01 Ação em Porto e 03 em Lagoa do Sítio, sem esquecer que cada lugar possui sua singularidade, cultura e costumes.
Transdisciplinaridade
Além disso, estudantes de outras graduações podem fazer parte da equipe PERES, ou serem “Perianos”, como Disraeli Reis apelida carinhosamente seus companheiros de projeto. Essa possibilidade se dá pelo fato do PERES ser transdisciplinar, ou seja, fornecedor de ações que englobam todas as áreas.
Uma das características do PERES é ser transdisciplinar porque, no mundo real, todo profissional precisa do outro, e cada profissional tem uma visão diferente. E o trabalho melhorou muito quando recebi ajuda de professores de outros cursos, como de Educação Física, odontologia e educação física. Eles me ajudaram nos quatro pilares do PERES, que, a princípio, era só Educação e Saúde, e ampliou para Saúde, Meio Ambiente e Geração de Renda.
Prof. Me. Disraeli Reis Da Rocha Filho, coordenador e fundador do Projeto PERES
A transdisciplinaridade, hoje, é a principal característica do PERES, pois existe um grande respeito a se desenvolver e uma troca de saberes entre os profissionais de cada área e na relação deles com a comunidade atendida. É com essa ligação e mistura de especialidades que todos os envolvidos crescem, e consequentemente, o projeto também evolui.
Quando o PERES surgiu, sua primeira operação foi formada por apenas sete alunos e um professor. Esse número cresceu e hoje o projeto acolhe 40 voluntários anualmente. E mesmo iniciando com um pequeno grupo de trabalho, a mudança na rotina das pessoas envolvidas é incontestável, como no caso da egressa de Enfermagem, Girzia Sammya Tajra Rocha, que não se sentia preparada para colocar em prática seus aprendizados dentro das comunidades, mas tomou coragem e se permitiu viver essa experiência.
Para Girzia, que participou do projeto em 2011, na edição de Porto do Piauí, junto a estudantes de Direito, Fisioterapia, Nutrição, entre outros cursos, o PERES foi um diferencial em sua vida acadêmica e profissional, visto que ele leva, para esses alunos, a segurança de concluir a graduação com experiências e histórias para contar. Atualmente, Gízia é professora da Universidade Federal do Piauí – UFPI.
Foi um diferencial para a minha formação acadêmica a participação no projeto, porque foi um momento de troca incrível, tanto na questão de aprender a trabalhar em equipe, a conviver com os colegas – até hoje tenho contato com vários – quanto de quebrar a insegurança em relação à prática da profissão.
Girzia Sammya Tajra Rocha, egressa UNIFSA e ex-participante do Projeto PERES.
Dentre as ações implementadas, destacam-se: cursos para Agentes Comunitários de Saúde – ACS; criação de Programas de Rádio voltados para a saúde na radio municipal; curso de xadrez nas escolas municipais; Roda de conversa com os professores da rede pública “troca de experiência”; implantação da saúde do homem; debate com jovens a respeito da sexualidade, orientação profissional e Drogas ilícitas; implantação de grupo de idosos, grupo de hipertensão e diabetes – HIPERDIA; cinema popular na praça; torneios desportivos e festas culturais.
Em 2022, o projeto alcançou novos territórios e visitou comunidade Mundo Novo, em União, dos dias 21 a 25 de abril, com ações relacionadas a Atenção Básica de Saúde, Geração de Renda¸ Meio Ambiente e Educação. Carregando os mesmos objetivos, o PERES selecionou quarenta alunos para mais uma edição de transformação de vidas, no qual o maior requisito é ter força de vontade para ajudar o próximo.
Na ação, alguns serviços ofertados foram: cabeleireiro, produção de filtros de água ecológicos, massagens e curativos.
Voltamos da operação com metas batidas, com o coração de dever cumprido e com o objetivo de melhorar o mundo.
Prof. Me. Disraeli Reis Da Rocha Filho, coordenador e fundador do Projeto PERES
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